Embora menos conhecidas, algumas bagas são comuns em Portugal e uma delas, a camarinha, é um exclusivo da costa ibérica atlântica que urge proteger. Aqui ficam seis exemplos de bagas comestíveis que pode degustar:
Descobrir
Frutos
Embora menos conhecidas, algumas bagas são comuns em Portugal e uma delas, a camarinha, é um exclusivo da costa ibérica atlântica que urge proteger. Aqui ficam seis exemplos de bagas comestíveis que pode degustar:
Produtos Silvestres
O nome Lactarius deliciosus não engana. É um dos mais apreciados cogumelos de outono e, neste género de fungos, há mais delícias da culinária que despontam nas florestas portuguesas, entre pinheiros, castanheiros e carvalhos. Contudo, há também vários cogumelos lactários tóxicos e o seu aspeto pode ser tão apelativo como o das espécies comestíveis, pelo que há que ter cuidado.
Frutos
O outono é uma das principais estações do ano para a colheita de frutos nas nossas áreas florestais, agroflorestais e até nas árvores das cidades. As castanhas e as nozes estão entre os mais reconhecidos, mas há muitos outros frutos de outono para colher e saborear.
Cultura e Floresta
Condensam observações, saberes antigos, experiências práticas ou lições de vida e são, normalmente, expressões curtas com significados que vão muito para além do seu sentido literal. Falamos dos ditados e, neste caso, dos provérbios sobre a floresta, que se tornaram parte da nossa cultura e sabedoria popular.
Curiosidades
A Primavera é, por excelência, a estação do ano em que os campos se enchem de cor, com dezenas de flores a desabrochar e muitas árvores em plena época de floração. Descubra o despertar da natureza e o que se destaca em várias espécies que florescem nesta estação – desde a sua beleza aos usos medicinais e culinários.
Conservação
As árvores podem viver centenas ou até milhares de anos, dependendo da espécie. Por exemplo, uma das maiores árvores do mundo – uma sequoia conhecida como General Sherman, nos EUA – terá cerca de 2100 anos de vida. Mas como se calcula a idade das árvores?
Curiosidades
São mais de 40 mil álamos, que cobrem cerca de 43 hectares, e todos partilham a mesma base genética e um único sistema de raízes. Por serem clones de uma mesma planta, são considerados um único organismo. Descubra a história da maior árvore que se conhece no mundo, a que chamaram Pando.