Notícias e Agenda

10.09.2019

Floresta Comum: ICNF tem mais de 165 mil plantas para doar

Floresta Comum: ICNF tem mais de 165 mil plantas para doar

Chama-se Floresta Comum, é uma iniciativa liderada pelo ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e tem um total de 165.740 plantas autóctones para atribuir a projetos públicos e comunitários que se candidatem até 27 de setembro.

As autarquias, outras entidades públicas e órgãos gestores de baldios que tenham projetos de florestação, conservação da natureza ou recuperação da biodiversidade podem candidatar-se, até 27 de setembro, a receber parte das mais de 150 mil plantas autóctones que o ICNF tem disponíveis no âmbito da iniciativa Floresta Comum.

As candidaturas ao Floresta Comum, que englobam também projetos educativos e relativos a parques urbanos florestais, devem ser endereçadas à Bolsa Pública de Espécies Florestais Autóctones, que disponibiliza sementes e plantas nacionais, produzidas em exclusivo nos viveiros do ICNF associados, em Amarante, Malcata, Monte Mordo e Valverde.

Os projetos que cumpram os requisitos irão receber as plantas disponíveis a tempo da próxima época de arborização, ou seja, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Lembre-se que o projeto Floresta Comum teve início em 2012 e nos primeiros cinco anos produziu e disponibilizou mais de 700 mil árvores e arbustos a 343 candidatos (273 municípios 70 entidades e organizações), um número que se revelou pequeno para satisfazer todos os pedidos, que ascenderam a mais de 1,2 milhões de plantas. A grande maioria das que foram atribuídas (90%) destinaram-se a projetos florestais, com percentagens mais modestas a apoiar atividades educativas e parques florestais urbanos.

Conheça em detalhe os procedimentos de candidatura, o regulamento e quais as plantas disponíveis em cada viveiro.