Gestão Florestal

Projetos & Equipas

Consulte Projetos de I&D e Grupos de Investigação nacionais dedicados a melhorar a gestão das nossas florestas e a conciliar o seu valor ambiental, social e económico.

Centros de pesquisa, organismos oficiais, organizações não governamentais e empresas do sector coordenam esforços traçar estratégias de gestão florestal mais sustentáveis, que visam preservar o valor seu ambiental, maximizando proteção e conservação, e o seu valor socioeconómico, fonte de importantes matérias-primas tradicionais e de novas aplicações centrais para a bioeconomia e economia circular.

Projetos técnicos e científicos em curso

Grupos de Investigação

3Bs – Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos

Instituto da Universidade do Minho que trabalha como interface entre a biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciências dos materiais, com investigação que abrange desde o desenvolvimento de novos materiais aos sistemas de administração de medicamentos.

Website oficial i3bs

CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina

Laboratório Associado da Universidade Católica Portuguesa (Porto), estabelecido com a missão dedesenvolver e disseminar conhecimento e inovação nas áreas da alimentação e nutrição, ambiente e saúde, com impactes na saúde, bem-estar e economia.

Website oficial CBQF

CEABN - Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves"

Unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.

Website oficial CEABN

CEB - Centro de Engenharia Biológica

Centro de Investigação da Universidade do Minho que quer ser uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de I&D nas áreas da biotecnologia e bioengenharia, biomateriais, ciências da vida e biomédicas e ciências agrícolas e ambientais.

Website oficial CEB

Centro I&DT do BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação

Centro de investigação e intensificação tecnológica onde se encontra a infraestrutura tecnológica Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos.

Website oficial do BLC3

CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

O principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais terrestres e aquáticos e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.

Website oficial CESAM

CVR - Centro para a Valorização de Resíduos

Instituição privada sem fins lucrativos que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.

Website oficial CVR

i3N – Instituto de nanoestruturas, nanomodelação e nanofabricação

Instituição de referência, resultante da associação de unidades de investigação da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Aveiro. Trabalha nas áreas das nanociências, nanomateriais e nanotecnologias, tendo em vista as suas aplicações e benefícios sociais e económicos. Laboratório Associado.

Website oficial i3n

iBB – Instituto para a Bioengenharia e Biociências

Unidade de investigação e educação avançada em biotecnologia do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), que explora abordagens inovadoras nas áreas das biociências e bioengenharias e na transformação do conhecimento em inovação tangível.

Website oficial iBB

INESCTEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Instituição privada sem fins lucrativos que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica.

Website oficial INESTEC

IteCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade

Funciona como interface entre a comunidade científica e a indústria, prestando serviços de investigação aplicada, ensaios, consultoria e formação nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade.

Website oficial IteCons

LNEG

Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel

Centro de investigação privado e sem fins lucrativos, com ligação à The Navigator Company, que pretende otimizar as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial, garantindo a sua sustentabilidade.

Website oficial RAIZ

Unidade de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal do INIAV

Dentro da estrutura do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, esta unidade desempenha a função de Laboratório Nacional de Referência na área da sanidade vegetal, participa em planos oficiais de controlo e promove atividades de investigação, desenvolvimento, experimentação e inovação.

Website oficial INIAV