Certificação Florestal
A certificação da gestão florestal é um processo voluntário, que parte da iniciativa do proprietário ou gestor florestal. O primeiro passo será contactar a organização de produtores florestais da respetiva região ou, em alternativa, um grupo de certificação, cuja missão é apoiar os proprietários e gestores florestais no processo de obter a certificação florestal.
Com a ajuda dos técnicos destas entidades, poderão ser preparados, passo a passo, todos os requisitos necessários para obter a certificação florestal.
De seguida, será realizada uma auditoria de concessão (por peritos independentes) que irá avaliar se a mata ou povoamento florestal cumpre os respetivos critérios de gestão florestal sustentável. Se todos os requisitos estiverem conformes, será passado o respetivo certificado.
A documentação base para iniciar um processo de certificação da gestão florestal inclui:
– BI/Cartão de Cidadão;
– Comprovativo de titularidade ou posse dos terrenos onde se encontra implantada a mata ou povoamento;
– Mapa de limitação do terreno (pode ser feito pelo grupo de certificação que o apoia neste processo);
– Assinatura do Compromisso de Adesão junto do grupo de certificação.
Ao iniciar um processo de certificação florestal, o proprietário deverá estar disposto a cumprir e manter, na sua propriedade, as boas práticas de gestão florestal previstas pelo sistema de certificação. Com a certificação, estará a diferenciar-se nos mercados nacionais e internacionais, criando mais valor e oportunidades enquanto produtor. Em simultâneo, a certificação permite gerar mais-valias para a floresta e para a comunidade.
Certificação Florestal
A certificação florestal é adotada voluntariamente por proprietários e produtores florestais em todo o mundo. É um reconhecimento formal e independente da gestão ativa das florestas, de acordo com exigentes critérios ambientais, sociais e económicos.
Saberes & Sabores
Quando folheamos um livro ou nos sentamos à mesa raramente pensamos na origem do papel ou da madeira que temos à frente. Todos sabemos que vieram das árvores, mas quão sustentável foi esse processo? Será que implicou a destruição da floresta ou, pelo contrário, que provém de áreas onde as árvores se plantam e colhem segundo critérios exigentes de sustentabilidade?
Gestão Florestal
Num contexto de recursos naturais limitados e alterações climáticas, a gestão ativa e responsável do território é essencial. Nas áreas florestais, permite conciliar as diferentes funções da floresta, incluindo produção de bens e serviços essenciais, proteção, conservação, recreio, enquadramento e valorização da paisagem, assegurando as necessidades da sociedade e o equilíbrio ambiental.