Anterior Próximo

Certificação Florestal

Como obter a certificação florestal?

A certificação da gestão florestal é um processo voluntário, que parte da iniciativa do proprietário ou gestor florestal. O primeiro passo será contactar a organização de produtores florestais da respetiva região ou, em alternativa, um grupo de certificação, cuja missão é apoiar os proprietários e gestores florestais no processo de obter a certificação florestal.

Com a ajuda dos técnicos destas entidades, poderão ser preparados, passo a passo, todos os requisitos necessários para obter a certificação florestal.

De seguida, será realizada uma auditoria de concessão (por peritos independentes) que irá avaliar se a mata ou povoamento florestal cumpre os respetivos critérios de gestão florestal sustentável. Se todos os requisitos estiverem conformes, será passado o respetivo certificado.

A documentação base para iniciar um processo de certificação da gestão florestal inclui:

– BI/Cartão de Cidadão;

– Comprovativo de titularidade ou posse dos terrenos onde se encontra implantada a mata ou povoamento;

– Mapa de limitação do terreno (pode ser feito pelo grupo de certificação que o apoia neste processo);

– Assinatura do Compromisso de Adesão junto do grupo de certificação.

Ao iniciar um processo de certificação florestal, o proprietário deverá estar disposto a cumprir e manter, na sua propriedade, as boas práticas de gestão florestal previstas pelo sistema de certificação. Com a certificação, estará a diferenciar-se nos mercados nacionais e internacionais, criando mais valor e oportunidades enquanto produtor. Em simultâneo, a certificação permite gerar mais-valias para a floresta e para a comunidade.

Anterior Próximo