Já está disponível uma nova edição da revista Silva Lusitana. Trata-se da segunda em formato digital, mas constitui já o 28º volume desta publicação científica, a única em Portugal especializada em estudos florestais e nas ciências que os apoiam.
A revista Silva Lusitana acaba de disponibilizar uma nova edição. O volume 28º já se encontra disponível online, com acesso aberto, e dá a conhecer cinco novos trabalhos que permitem saber mais sobre:
• Gestão dos Terrenos Comunitários. Análise dos Planos de Utilização dos Baldios;
• Perspetivas de Gestão Pós-Fogo: Revisão da Literatura e Análise dos Discursos dos Agentes em Portugal;
• Ecologia Alimentar da Águia-Cobreira (Circaetus gallicus [Gmelin, 1788]) em Montados da Península Ibérica;
• Resinas de Politerpenos: Parte I – Uma Breve Revisão Histórica;
• A Alimentação de uma População de Tartaranhão-Caçador Circus pygargus localizada mais a Sudoeste no Paleárctico.
O próximo número reunirá novos artigos em 2021 e tem a sua edição prevista para o segundo semestre do ano. As submissões para este que será o 29º volume da revista Silva Lusitana devem ser feitas até finais de março.
Criada em 1993 e com dois números por ano, a revista Silva Lusitana é editada pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e publica artigos que dão a conhecer trabalhos de equipas nacionais e internacionais de investigação e experimentação em Ciências Florestais, sejam eles desenvolvidos em território nacional ou noutras geografias.
A Comissão editorial da revista Silva Lusitana junta personalidades de diferentes quadrantes do conhecimento florestal, incluindo, para além do INIAV, representantes do Instituto PIAGET, ISA – Instituto Superior de Agronomia, RAIZ, UCP – Universidade Católica Portuguesa Porto, EU – Universidade de Évora, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
Desde 2020, a revista conta com uma parceria com a editora científica internacional “Édition Diffusion Presse Sciences” (EDP Sciences), no âmbito da qual os artigos são publicados online e em formato aberto, promovendo uma maior projeção dos conteúdos além-fronteiras.
Recorde-se que, além das duas edições anuais, a revista Silva Lusitana publica também cadernos técnicos de âmbito mais alargado sobre temáticas agroflorestais, contando já com cinco volumes, que incidem sobre realidades tão diversas como o “medronheiro” ou “territórios, rural e agriculturas”.