Cultura e Floresta
Não impressionam pela altura ou amplitude das suas copas, nem sequer pela exuberância da floração. Foram as imperfeições dos seus troncos, esculpidos pela passagem do tempo, que elevaram as quatro oliveiras da Capela de Santo Amaro a árvores de Interesse Público
Turismo e Lazer
Dezenas de lagoas e zonas alagadas pontuam a paisagem portuguesa. Várias fazem parte de Áreas Protegidas, Parques ou Reservas Naturais e, dado o seu valor ecológico, estão também classificadas como “Sítios Ramsar”. Descubra porque são importantes e contemple a beleza de três destes oásis repletos de vida: Lagoas de Bertiandos e de S. Pedro de Arcos, Pateira de Fermentelos e Paul do Boquilobo.
Curiosidades
Desde as primeiras plantas transformadas em folhas rudimentares para a escrita até à eletrónica em papel decorreram mais de cinco milénios. Descubra a história do papel e o modo como os materiais naturais de que é feito continuam a trazer inovação, em áreas que vão da eletrónica à higiene e saúde.
Descubra mais
Saberes & Sabores
Quando folheamos um livro ou nos sentamos à mesa raramente pensamos na origem do papel ou da madeira que temos à frente. Todos sabemos que vieram das árvores, mas quão sustentável foi esse processo? Será que implicou a destruição da floresta ou, pelo contrário, que provém de áreas onde as árvores se plantam e colhem segundo critérios exigentes de sustentabilidade?
Árvores Monumentais
Mais de 500 árvores ou conjuntos de árvores estão classificados em Portugal pelo seu interesse público. Antiguidade, dimensões, beleza, exotismo ou simbolismo são exemplos do que distingue estes arvoredos e árvores notáveis. Descubra alguns numa viagem “guiada” por Rui Queirós, de norte a sul do país.
Árvores Monumentais
Portugal foi um dos primeiros países europeus a criar legislação específica para proteger as árvores monumentais. A primeira lei data de 1914. Conheça como evoluiu esta sensibilização e proteção, desde as primeiras “festas da árvore” até à sua classificação como património de “interesse público”, com o apoio de Rui Queirós.
Saúde e Bem-estar
Usados há mais de seis mil anos, os óleos aromáticos tornaram-se cada vez mais procurados como soluções de bem-estar e saúde. Hoje há mais de três mil óleos essenciais provenientes de diferentes partes de árvores e plantas. Vamos descobrir como se obtêm e funcionam, para sabermos que benefícios nos podem proporcionar.
Espécies Florestais
Conhecida como árvore-da-China, nogueira-do-Japão, árvore-avenca, árvore-de-quarenta-dinheiros, pé-de-pato ou apenas como ginkgo, esta é uma das espécies de árvores mais antigas do mundo. Considerada um “fóssil vivo”, já existia antes dos dinossauros e há exemplares japoneses que resistiram à bomba nuclear. Descubra este exemplo de resiliência, que se tornou um símbolo de paz e longevidade.
Cultura e Floresta
Pela intemporalidade ou pela viagem que representa um livro, esta é uma opção de presente de Natal frequente. E se, dentro de um livro, se escondessem árvores, animais e vida? Selecionámos dez livros sobre a floresta, para surpreender pequenos e grandes leitores.
Produtos Silvestres
As nozes fazem parte da alimentação humana há milhares de anos, embora não se saiba ao certo quando se terá descoberto que as sementes da nogueira, escondidas dentro de uma casca rija, eram nutritivas, deliciosas e suavemente crocantes: dignas do manjar de deuses e reis.
Saberes & Sabores
No que toca ao medronho, a tradição já não é (só) o que era. Os produtores portugueses começam a redescobrir este fruto de outono, que se come fresco e inspira novas bebidas e receitas. Descubra as aplicações mais antigas e as novas formas de o saborear.