Propriedade
Portugal é um dos países europeus com maior percentagem de floresta privada, na sua grande maioria pertencente a pequenos proprietários: 84,2% de propriedades privadas e 13,8% em terrenos comunitários.
Cerca de 60% da floresta europeia (UE-28) é privada, segundo o Eurostat, incluindo-se neste valor áreas de proprietários privados e comunitários. Portugal lidera este ranking, com cerca de 97% da área privada, seguindo-se a Noruega com 80%, a Dinamarca com 76% e a França, Eslovénia e Suécia com 75%.
Biodiversidade
Em plena Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, a ação global afigura-se mais urgente do que nunca. É necessário salvaguardar a biodiversidade e mitigar os efeitos das alterações climáticas, entre outros serviços dos ecossistemas, mas há muito por fazer e as metas globais estão longe de serem cumpridas. Um estudo recente demonstrou uma abordagem eficaz para maximizar os efeitos da recuperação: definir áreas prioritárias de intervenção.
Gestão Florestal
À medida que aumentam a população mundial, as preocupações com a descarbonização e a urgência de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, evidencia-se o papel das florestas plantadas: não só na preservação das florestas nativas, como também na resposta à necessidade crescente de bens e serviços do ecossistema, inclusive das matérias-primas renováveis e de origem não fóssil que viabilizam o desenvolvimento da bioeconomia.
Biodiversidade
A noção de que o número de espécies tem vindo a reduzir-se, de que há inúmeras em risco de extinção e de que é preciso salvaguardá-las fez da biodiversidade um conceito usado repetidamente. Esta palavra, que surgiu apenas em 1985, tem ganho relevância nos últimos tempos, mas será que sabemos o que significa e temos consciência da sua verdadeira importância?
Indicadores Florestais
Como é a floresta nas regiões portuguesas? Qual a sua dimensão e que espécies predominam em cada uma? Que pistas poderão dar os dados regionais sobre os diferentes contributos e valores que provêm das florestas ao longo do país?
Indicadores Florestais
A floresta das regiões autónomas portuguesas tem características bastante diferentes, não só relativamente ao continente, mas também entre arquipélagos, sobretudo no que concerne às principais espécies.