Vídeo
O século XIX e parte do XX foram marcados por uma sólida estratégia de fomento e expansão florestal, permitindo o desenvolvimento de inúmeras indústrias do sector silvoindustrial, geradoras de riqueza e de desenvolvimento para o país. Em resultado, a floresta portuguesa foi designada como o nosso “petróleo verde”.
Vídeo
O investimento na floresta é essencial para melhorar a sua gestão, produtividade e rentabilidade, assim como para aumentar a sua vitalidade e capacidade de fixação de carbono. Conheça, com Gonçalo Alves, alguns instrumentos de financiamento florestal a que os proprietários podem recorrer.
Vídeo
O registo no BUPi é um passo indispensável para que os proprietários assegurem os direitos sobre os terrenos que lhes pertencem. Ao fazerem este registo ajudam a criar uma base cadastral única e atualizada que permite conhecer o território, passo essencial para o planear, gerir e valorizar.
Vídeo
Dos elementos que marcam a transformação da paisagem, o abandono da agricultura sobressai como o principal catalisador do perigo de incêndio em Portugal. Reforçar a resiliência aos incêndios rurais requer do Estado um incentivo à agricultura, em especial nas zonas onde a baixa rentabilidade a torna inviável.