Vídeo
Qual a importância do associativismo e agregação de proprietários em torno de uma gestão florestal sustentável e profissional? Para compreender o contexto das políticas portuguesas e europeias, há que fazer o ponto de situação a nível nacional.
A sustentação das paisagens de forte presença humana está dependente da rentabilidade ou da viabilidade dos modelos de gestão rural praticados, sob pena de abandono. Para gerir as terras, muitas de proprietários ausentes, é imprescindível saber de quem são, conhecer os seus limites e poder contratá-las, sendo o cadastro predial um instrumento indispensável. Contudo, está quase tudo por fazer no norte do país, onde é mais necessário.
Brevemente
Vídeo
Portugal não atingirá a neutralidade climática sem o contributo do sector florestal. Esta é uma oportunidade ímpar para melhorar, ampliar e valorizar a floresta em Portugal, mas para que esta transformação se concretize há inúmeros desafios a ultrapassar.
Vídeo
A gestão sustentável das florestas é essencial para promover o papel regulador dos ecossistemas florestais como motores biológicos do ciclo da água e como soluções climáticas naturais, para sequestrar e armazenar carbono.