Prevention action increases large fire response preparedness
Condições climáticas extremas, como longos períodos de seca ou ventos fortes, e paisagens rurais ricas em combustíveis representam condições favoráveis à ocorrência de incêndios difíceis de controlar. Estes eventos extremos têm sido mais frequentes, levando a que, entre 2007 e 2018, cerca de 30% de todos os pedidos de assistência ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia tenham origem na necessidade de responder aos efeitos dos incêndios rurais e florestais.
A gestão de combustíveis pode reduzir o risco de que os incêndios florestais assumam proporções catastróficas, na medida em que alteram alguns dos fatores que afetam as suas dimensões (carga, tipo, padrão espacial e continuidade do combustível). A prevenção, feita desta forma, pode tornar a extinção de grandes incêndios mais eficaz e menos dispendiosa.
– Demonstrar que existe uma ligação entre gestão de combustíveis, preparação e resposta aos incêndios;
– Identificar, testar e promover técnicas, medidas e ferramentas inovadoras de prevenção;
– Integrar a gestão do risco de incêndios de grandes dimensões no planeamento florestal, rural e periurbano;
– Melhorar a integração entre políticas e entidades envolvidas.
Universidade de Tuscia, Universidade de Nápoles Federico II, Centro de Ciencia y Tecnología Forestal de Cataluña (CTFC), DEMETER Institute of Mediterranean & Forest Ecosystems, CEABN InBIO – Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves