Life Nieblas ---

Reforestation & Climate Change Mitigation: tests, evaluation and transfer of innovative methods based on fog collection

Prevê-se que as alterações climáticas tragam condições de baixa precipitação e desertificação às áreas do sul da europa. A utilização de coletores de neblina pode ser uma fonte de água para recuperar aquíferos e consolidar áreas florestais, uma vez que estes coletores proporcionam uma irrigação regular, facilitando o crescimento do coberto vegetal. A utilização de coletores de neblina, aliada a novas metodologias de reflorestação, melhora significativamente a capacidade de infiltração de água no subsolo e reduz a evapotranspiração, revertendo ou desacelerando o processo de desertificação. Possibilita, ainda, ganhos significativos ao nível da eficiência energética e rentabilidade económica, em contraste com as práticas tradicionais de reflorestação.

 

Objetivos

– Testar coletores de humidade/neblina e tipologias inovadoras de reflorestação com base na recolha desta água;
– Demonstrar e difundir a eficiência dos coletores e tipologias de reflorestação, facilitando a sua replicação;
– Melhorar a resiliência às alterações climáticas de áreas degradadas. Portugal tem três áreas de trabalho possíveis: Carregal do Sal, Cambarinho e Rio Paiva;
– Consciencializar para a importância do coberto florestal e relação com os recursos hídricos, mostrando a importância da sua conservação, recuperação, manutenção e extensão para melhorar a resiliência aos efeitos das alterações climáticas.

 

Equipa

Gestión y Planeamiento Territorial y Medioambiental, Cabildo Insular de Gran Canaria, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Centro de Investigación Ecológica y Aplicaciones Forestales, Heredad de Aguas de Arucas y Firgas, Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, Instituto Tecnológico de Canarias, Universidad de La Laguna.

 

Mais informação sobre o projeto Life Nieblas