Notícias e Agenda

28.01.2022

Sobreira Grande é a Árvore do Ano 2022 em Portugal

Sobreira Grande é a Árvore do Ano 2022 em Portugal

Com cerca de 250 anos, a Sobreira Grande, em Vale do Pereiro (Arraiolos), está de parabéns. É a vencedora nacional do concurso Árvore do Ano 2022. Agora, este vistoso sobreiro vai disputar o lugar de Árvore Europeia do Ano, um evento organizado pela Environmental Partnership Association.

Há novos motivos que levam um sobreiro a receber a atenção do público português. Da típica paisagem alentejana, no concelho de Arraiolos, vem a grande vencedora do concurso Árvore do Ano 2022: a Sobreira Grande. Com 250 anos de história, este sobreiro (Quercus suber L.) de grande porte é o ex-libris da sua pequena aldeia, em Vale do Pereiro.

Querida e estimada pela comunidade, a Sobreira Grande ergue-se por entre caminhos rurais, surpreendendo quem por ali passa pelo diâmetro da sua copa, um dos atributos que valeram a esta espécie de grande longevidade os 3319 votos que a elegeram entre as dez árvores nacionais que participaram no concurso da Árvore do Ano 2022, organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica.

Depois do sobreiro assobiador, que arrecadou o título de “Árvore Europeia do Ano” em 2018, esta é a segunda vez que um sobreiro leva o nome de Portugal ao concurso europeu da Árvore o Ano, um “ilustre representante da resiliência e resistência dos montados e dos produtores florestais ao tempo e às adversidades”, destaca a organização.

O pódio do concurso Árvore do Ano 2022, a edição mais participada até à data, conta ainda com a árvore do chá, a Melaleuca Armillaris (1899 votos), situada na centenária Quinta das Pratas, no Cartaxo, e que se acredita ter mais de 112 anos, e com a Oliveira Real (1701 votos), localizada em Tavira e supostamente plantada no tempo da ocupação romana há mais de 2000 anos.

 

Votações para eleger a árvore europeia do ano em fevereiro

 

A Sobreira Grande irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year, cuja votação decorre durante o mês de fevereiro de 2022, competindo com as árvores vencedoras de outros países. Tal como na fase nacional, os vencedores são ditados pelos votos do público, que são submetidos online.

O Concurso Árvore Europeia do Ano realiza-se desde 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. O certame distingue, anualmente, árvores únicas pela sua beleza, idade e dimensão, mas especialmente pelo seu valor na cultura, história local e paisagem.

No ano da estreia portuguesa na competição europeia, em 2018, foi uma árvore nacional que conquistou o maior número de votos. O Sobreiro Assobiador, localizado em Águas de Moura, foi o vencedor, com mais de 26 mil votos. Plantado em 1783, está classificado há 40 anos como “Árvore de Interesse Público” pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Ref. KNJ1/478).

Em 2019, a Azinheira secular de Mértola arrecadou o terceiro lugar europeu, enquanto o milenar Castanheiro de Vales conquistou a sexta posição do concurso em 2020.

 

Fotografia da Sobreira Grande © Manuel Piteira, Município de Arraiolos