Desenvolvendo uma estratégia holística e baseada no risco para a gestão de incêndios florestais na Europa
Os incêndios florestais representam um risco para a sociedade e economia. Entre outros factores, a acumulação de biomassa nas áreas florestais aumenta o risco de incêndio. A União Europeia está comprometida com a redução deste risco, procurando alterar o foco das atuais medidas de supressão de incêndios (com um elevado custo financeiro) para as tecnologias inovadoras, ferramentas, materiais de capacitação e recomendações que permitam melhorar a gestão dos incêndios e reduzir os seus efeitos mais prejudiciais.
Esta mudança de paradigma na gestão de incêndios florestais deve passar pelo desenvolvimento de soluções e serviços adequados, assim como pela recolha de conhecimentos para abordar os desafios vinculados às condições europeias de incêndios florestais atuais e às que são previsíveis nas próximas décadas.
– Desenvolver, avaliar e disseminar uma estratégia com base científica;
– Divulgar sistemas de avaliação de risco de incêndio atuais, incluindo factores de risco não incluídos previamente;
– Criar medidas efetivas para reduzir as atuais condições de risco de incêndio;
– Adaptar as estratégias de gestão aos efeitos esperados das alterações climáticas e mudanças socioeconómicas decorrentes.
Liderada pela ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, o consórcio junta mais 37 participantes europeus, incluindo centros de investigação, entidades políticas, gestores florestais, proteção civil e outras organizações.