A floresta e o sector florestal estão na ordem do dia e discutem-se formas de aumentar a sua competitividade, a par com o desenvolvimento socioeconómico do país, no contexto de uma economia circular global. É necessário desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de modo que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, as comunidades e o país. Uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo tem de ser alicerçada em conhecimento científico e tecnológico.
A valorização da floresta portuguesa passa pela implantação de estratégias colaborativas para gestão integrada da floresta e do fogo. Estas estratégias dão origem a novos produtos e serviços, na sua maioria suportados em tecnologias digitais, contribuindo para a redução do risco de fogo e introduzindo um elevado grau de inovação. Isto permite melhorar os processos de gestão e a tomada de decisão das empresas florestais e energéticas, com impactes positivos em toda a cadeia, nomeadamente nos prestadores de serviços e nos produtores florestais, com grande impacte da economia das zonas rurais.
– Valorizar a floresta portuguesa aplicando tecnologias e estratégias que permitam a gestão integrada da floresta e do fogo – Gestão da floresta e do fogo;
– Desenvolver novos produtos, processos e serviços, contribuindo para a redução do risco de incêndio e introduzindo um elevado grau de inovação, com impactes positivos em toda a cadeia, nomeadamente nos prestadores de serviços e nos produtores florestais – Gestão do risco;
– Criar impacte no emprego, na capacidade de internacionalização das empresas do sector e na sua competitividade – Economia circular e cadeias de valor.
Coordenada pelo Forestwise, junta 20 entidades florestais: empresas do sector e entidades de Investigação & Inovação
Saiba mais sobre o projecto rePLANt