FoRES ---

Desenvolvimento da RESiliência da Floresta ao fogo num cenário de alterações climáticas

O FoRES vai testar diferentes estratégias de gestão florestal para determinar qual a que maximiza a resiliência das áreas de floresta a vários dos desafios que resultam das alterações climáticas, como a propagação de incêndios, a capacidade de sequestro de dióxido de carbono e a retenção da humidade do solo. Investigará, em paralelo, o risco de degradação do solo face a cenários previsíveis de clima e uso do solo, nomeadamente os associados aos incêndios, para compreender como promover maior resiliência da vegetação e do solo, minimizando efeitos nefastos e determinando medidas de recuperação (estabilização de emergência, por exemplo).

A área de estudo localiza-se na ZIF – Zona de Intervenção Florestal da Lombada (gerida pela Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais), que integra a rede de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem. Nesta região será implementado um sistema acoplado de modelação atmosfera-terra-vegetação-fogo.

 

Objetivos

– Promover a resiliência das áreas florestais e a sua capacidade de resposta e adaptação às pressões que resultam das alterações climáticas.

– Mitigar a degradação do solo e a desertificação em áreas queimadas.

 

Equipa
Cordenação do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, com a participação do ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest and Fire Management e NIBIO – Norwegian Institute for Bioeconomy.

 

Mais informação sobre o projeto FoRES