Notícias e Agenda

09.12.2024

Projetos de inovação e desenvolvimento rural: candidaturas até inícios de 2025

Projetos de inovação e desenvolvimento rural: candidaturas até inícios de 2025

Programa Promove, Programa TalentA, Prémio Michael Dower, Raposa Chama e Concurso PEPAC são cinco iniciativas que têm candidaturas abertas no final de 2024 e início de 2025, todas elas dirigidas a comunidades ou projetos que promovem o dinamismo e desenvolvimento rural – da proteção e inovação ao empreendedorismo e resiliência.

 

Um programa de inovação e ideias para dinamização do interior, um prémio dirigido ao talento feminino no desenvolvimento rural, outro prémio que destaca os contributos pessoais e comunitários para a resiliência rural a nível europeu, uma iniciativa escolar de sensibilização para a prevenção de incêndios e um concurso oficial para a melhoria do desempenho ambiental em áreas agrícolas.

Estas são as cinco iniciativas que, em finais de 2024 e início do novo ano, têm candidaturas abertas para as edições ou concursos que se realizam em 2025.

Todas elas são dirigidas a diferentes tipologias de projetos e candidatos, desde equipas de investigação científica (I&D), a turmas dos primeiros ciclos, passando por produtores agrícolas e florestais.

Conheça estas iniciativas, promovidas por entidades públicas e privadas, e o modo como estão a apoiar e a motivar quem está envolvido na dinamização e desenvolvimento rural. Saiba também onde candidatar projetos que podem ser reconhecidos, premiados ou apoiados financeiramente:

 

Concurso Programa Promove 2025: projetos e ideias inovadores para dinamizar o interior

Estão abertas até 29 de janeiro de 2025 as candidaturas à 7.ª edição do Programa Promove, que apoia projetos e ideias inovadoras, capazes de contribuir para o desenvolvimento das regiões do interior português nas áreas estratégias da conservação da natureza, qualificação de recursos e atratividade do território.

Esta é uma iniciativa da Fundação La Caixa, do BPI, em parceria com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e o concurso está aberto às entidades que queiram desenvolver projetos em concelhos marcados pela interioridade, de norte a sul de Portugal, muitos deles com áreas que podem beneficiar do estímulo à inovação e ao desenvolvimento rural.  Clique aqui para saber quais são os concelhos abrangidos.

São premiadas três tipologias de projetos:

– Projetos-piloto inovadores (apoios até 150 mil euros), apresentados por empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional ou outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio.

– Projetos de Investigação & Desenvolvimento Mobilizadores (250 mil euros), liderados por unidades de investigação, e que poderão ser desenvolvidos em parceria com entidades públicas ou sem fins lucrativos dedicadas à investigação, ou em consórcios que pode também incluir empresas.

– Ideias com Potencial de evoluírem para futuros Projetos-piloto Inovadores (5 mil euros), destinada a estudantes do ensino superior, que concorram em grupo e com a mentoria de um docente ou investigador.

No total, o programa conta com cerca de 5 milhões de euros para apoiar mais de três dezenas de projetos e ideias inovadoras. Conheça alguns exemplos de projetos e ideias apoiados por esta iniciativa em edições anteriores.

Mais informações sobre o Programa Promove 2025 devem obter-se no site desta iniciativa ou junto da Fundação La Caixa

 

5ª edição do Programa TalentA: empreendedorismo e desenvolvimento rural no feminino

Decorrem até 31 de janeiro de 2025 as candidaturas à 5.ª edição do Programa TalentA, uma iniciativa da CAP – Confederação de Agricultores de Portugal e da Corteva Agriscience que promove e premeia as mulheres empreendedoras do mundo rural.

O prémio TalentA é exclusivamente dedicado a empreendedoras com projetos no sector agrícola, agroflorestal ou agroalimentar, em meio rural e em zonas de baixa densidade populacional. As candidatas podem ter projetos em fase inicial de preparação e planeamento ou projetos já a decorrer que desejam melhorar ou diversificar.

Serão privilegiados projetos que promovam a luta contra o despovoamento, assim como a inovação e transformação digital, que contribuam para o fortalecimento económico, gerem impacte e sustentabilidade, e tenham perfil para poderem ser ampliados ou replicados.

As mulheres candidatas habilitam-se a receber aconselhamento profissional, formação e um prémio monetário 5 mil euros. As candidaturas devem ser apresentadas num formulário específico que se encontra na página da internet www.programatalenta.pt e a documentação complementar enviada para o email talenta@cap.pt

A 8 de março de 2025, Dia Internacional da Mulher, serão conhecidas as vencedoras desta quinta edição.

O pedido de informações ou esclarecimentos sobre o Programa TalentA deve ser feito por email, para talenta@cap.pt

 

Prémio Michael Dower 2025: contributos para a resiliência e desenvolvimento rural

Estão abertas até 14 de fevereiro de 2025 as candidaturas ao Prémio Europeu Michael Dower, reconhecido defensor do desenvolvimento sustentável e participado, que homenageia pessoas e comunidades que trouxeram contributos notáveis e consistentes para a resiliência das comunidades e zonas rurais, dando-lhes visibilidade.

Este prémio engloba duas categorias:

  • Individual: a nomeação deve ser feita por um terceiro (pessoa ou organização), que candidata ao prémio um indivíduo que considere ter dado um contributo excecional para a resiliência das zonas rurais (não sendo permitidas auto-candidaturas) – Formulário de inscrição online para pessoas singulares
  • Comunitária: as candidaturas devem ser apresentadas por um indivíduo ou uma organização que atue em nome ou represente a comunidade rural candidata. As comunidades podem ser baseadas em localizações geográficas (não necessariamente correspondentes aos limites oficiais) ou formadas em torno de interesses, atividades, características ou identidades, desde que tenham evidentes ligações rurais – Formulário de inscrição online para comunidades

A comunidade vencedora será recompensada com um prémio financeiro, que apoia os seus esforços, e ambos os vencedores participam na cerimónia de entrega dos prémios, no contexto do Parlamento Rural Europeu, num momento dedicado à partilha e aprendizagem com outros membros inspiradores da comunidade e sustentabilidade do desenvolvimento rural.

Informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas devem obter-se junto dos promotores deste prémio, através do email info@michaeldoweraward.eu 

 

Concurso escolar nacional Raposa Chama: proteção dos incêndios rurais

Estão abertas até 31 de janeiro de 2025 as candidaturas ao Concurso Raposa Chama, uma iniciativa da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF), no contexto da campanha nacional de prevenção Portugal Chama, em parceria com o Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.

Dirigido à comunidade escolar, mais precisamente às escolas do ensino básico dos 1.º e 2.º ciclos, a iniciativa pretende apoiar a sensibilização e educação das crianças e jovens em Portugal Continental para os comportamentos de risco de incêndio e os benefícios de cuidar da floresta e áreas naturais.

O desafio lançado às escolas é a apresentação de trabalhos (por turma) que promovam a criatividade e análise crítica para o tema dos incêndios rurais. Existem três escalões a concurso consoante a grau escolar e cada um tem um desafio à sua medida: a criação de uma maqueta de um espaço a preservar para os mais pequenos, o desenvolvimento de um cartaz de prevenção para as idades intermédias, e a realização de um vídeo para os mais crescidos.

A inscrição de cada projeto deve ser feita até 31 de janeiro e o envio dos projetos termina no final de fevereiro de 2025 (ambos através do email raposachama@agif.pt). Conheça aqui mais detalhes sobre o Raposa Chama, o processo de inscrição, as regras dos projetos para os diferentes escalões e a forma de participar.

Rigor e originalidade, criatividade e trabalho interdisciplinar em equipa são critérios que vão contribuir para encontrar os projetos vencedores e as turmas que se classificarem nos três primeiros lugares (de cada escalão) serão premiadas com vouchers, no valor de 500, 300 e 150 euros, respetivamente, que permitem adquirir livros ou artigos eletrónicos. A seleção dos premiados será divulgada a 21 de março de 2025.

Pedidos de informações e esclarecimentos sobre o Concurso Raposa Chama devem ser feitos através do email raposachama@agif.pt .

 

Concurso para Construção de Charcas e Reservatórios – Financiamento PEPAC

O PEPAC – Plano Estratégico de Política Agrícola Comum tem aberto um primeiro concurso destinado a comparticipar o investimento na “Construção de Charcas e Reservatórios”, em território continental. As candidaturas decorrem até 15 de janeiro de 2025 (às 17 horas).

Trata-se de uma iniciativa oficial de apoio ao “Investimento agrícola para melhoria do desempenho ambiental”, com uma dotação total de 9 milhões de euros e apoiará com um montante individual máximo de 450 mil euros a construção de novas charcas e reservatórios em explorações agrícolas:

Este apoio financeiro cobre entre 70% e 75% do investimento feito pelos projetos que foram aprovados, que terão de ser implementados em 15 meses a contar da candidatura:

  • 75% para um investimento elegível até 500 mil euros;
  • 70% para um investimento elegível superior a 500 mil euros e inferior ou igual a um milhão de euros (até ao limite 450 mil euros por candidatura)

Os candidatos podem ser pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola e os detalhes da candidatura, financiamento e seleção podem ser consultados na “Orientação Técnica para preenchimento do formulário e análise da candidatura

Pode saber mais sobre o Concurso para Construção de Charcas e Reservatórios na página de Concursos do PEPAC.