Investigadores das áreas da robótica e dos incêndios estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma plataforma digital florestal que visa melhorar a gestão dos terrenos florestais para garantir uma melhor prevenção dos incêndios. O projeto está a ser desenvolvido por uma startup portuguesa, com financiamento europeu.
A plataforma digital florestal integrará dados do programa europeu de observação da Terra Copernicus e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, dados recolhidos por drones e sensores, assim como modelos do comportamento do fogo, contando com algoritmos e simuladores para identificar as áreas de terreno com maior vulnerabilidade aos incêndios e as práticas de gestão florestal (gestão da biomassa) mais adequadas a preveni-los.
A plataforma digital é um projeto assinado pela startup conimbricense Bold Robotics e conta com um protocolo com o Centro de Estudos Sobre Incêndios Florestais, da Universidade de Coimbra.
O projeto recebeu recentemente um financiamento de 50 mil euros do ESA BIC Portugal, o programa da Agência Espacial Europeia que fomenta a aplicação de tecnologia espacial na Terra.
A equipa prevê que o protótipo da plataforma digital florestal esteja concluído dentro de ano e meio.