Novos bioprodutos e valorização de cadeias e produtos tradicionais
Pretende identificar e estabelecer novas cadeias capazes de transformar e valorizar a resina de pinheiro em produtos de alto valor acrescentado, para assim aumentar a competitividade e a sustentabilidade da floresta de pinheiro bravo e pinheiro manso em Portugal.
– Implementar novas metodologias para a transformação da goma de resina (RG) combinando métodos biológicos e químicos.
– Avaliar a toxicidade dos produtos derivados da RG para indústrias ambientalmente responsáveis.
– Analisar a variabilidade da composição da resina e a capacidade de aproveitamento de resíduos da exploração para novos produtos.
– Avaliar a sustentabilidade das novas cadeias de valor via bio-transformação.
– Comparar a competitividade entre a RG derivada de pinheiro bravo e a do pinheiro manso e entre as RG nacional e as concorrentes de outros países.
– Desenvolver uma rede de cooperação entre os diferentes exploradores de resinas.
– Divulgar os resultados da iniciativa a nível nacional e internacional, tendo em consideração a necessidade de promover a qualidade da resina portuguesa.
BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica | Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, MICNATUR cogumelos, BioTechSense, AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.