Multibiorefinery ---

Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos agroflorestais e das pescas: um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada

Novos bioprodutos / Valorização de resíduos e subprodutos

Projeto multidisciplinar cujo fio condutor está alinhado com os conceitos de economia circular, simbiose industrial e com as propostas da Iniciativa Europeia de utilização eficiente de recursos, no âmbito da Estratégia Europa 2020.
O consórcio de investigação procura otimizar meios e recursos e criar massa crítica para acelerar a produção de conhecimento e soluções que dão resposta a desafios de sectores chave, como a saúde e a alimentação, assegurando práticas amigas do ambiente.

 

Objetivos

– Desenvolver e utilizar estratégias multiusos e tecnologias inovadoras e sustentáveis, com recurso à biotecnologia industrial e à química verde, para valorizar subprodutos e resíduos de forma a implementar uma biorrefinaria integrada, capaz de lidar com diversas matérias-primas.

– Eleger casos de estudo de subprodutos da floresta (raízes e nós de eucalipto – Eucalyptus globulus e cascas e agulhas de pinheiro bravo – Pinus pinaster), da agricultura (subprodutos de melão, de tomate e de resíduos de adegas) e pesca (espinhas de peixe, águas residuais da salga do bacalhau e de cozedura da indústria de conservas) com vista à sua transformação em produtos de valor acrescentado.

– Obter como principais produtos finais biopolímeros e uma gama de compostos bioativos, produtos químicos de base e biocombustíveis.

 

Equipa

UA – Universidade de Aveiro, UC – Universidade de Coimbra, UM – Universidade do Minho, NOVA.ID.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, UCP – Universidade Católica Portuguesa.

 

Website oficial Multibiorefinery