A Kropie é uma plataforma web intuitiva, de registo gratuito, que apresenta dados complexos de forma acessível. Com integração de imagens de várias proveniências, dados locais e algoritmos de Inteligência Artificial, une tecnologia e prática florestal, permitindo aos utilizadores uma gestão mais organizada, sustentável e eficiente.
A floresta portuguesa é um recurso vital, tanto pela sua importância ecológica quanto pelo impacto económico e social. Contudo, os desafios que enfrentamos na gestão das áreas florestais, como os incêndios, as pragas e as alterações climáticas, exigem abordagens inovadoras. É aqui que a tecnologia se apresenta como uma aliada indispensável.
Na Kropie, acreditamos que a gestão florestal do futuro passa por decisões informadas, baseadas em dados. Mas como é que isto se aplica na prática? Um exemplo concreto é a utilização de drones e sensores remotos para monitorizar as condições das florestas em tempo real.
Estes sistemas de deteção remota permitem:
Consideramos que é importante não só ter os dados como estes serem de fácil acesso. No nosso caso, posicionamo-nos com uma plataforma web intuitiva, de registo gratuito, e que oferece aos proprietários e gestores uma visão clara e detalhada da situação da floresta, permitindo uma gestão mais eficaz e um acesso à informação de forma rápida, em qualquer lugar.
© Kropie
A tecnologia também é uma ferramenta fundamental para promover a sustentabilidade. Por exemplo, ao utilizar sensores de campo, os gestores podem monitorizar a humidade do solo e ajustar práticas de rega, reduzindo o consumo de água.
Adicionalmente, a integração de imagens de satélite com dados locais permite a análise de longo prazo, ajudando a prever mudanças no vigor vegetativo e a planear estratégias de adaptação às alterações climáticas.
Um dos principais diferenciais da Kropie é a capacidade de apresentar dados complexos de forma acessível. O nosso caderno de campo digital ajuda os utilizadores a registar e acompanhar atividades de forma centralizada, promovendo uma gestão mais organizada e eficiente.
Ao unir a tecnologia com a prática florestal, acreditamos que podemos não só melhorar a produtividade e a resiliência das áreas florestais, mas também contribuir para a sua preservação e valorização.
O futuro da floresta portuguesa depende de inovação e colaboração. Tecnologias como as oferecidas pela Kropie são apenas o começo de um movimento maior, que combina conhecimento técnico com práticas sustentáveis. As vantagens do recurso à tecnologia para a obtenção e tratamento dos dados, são demasiado valiosas para desperdiçar todo o seu potencial. Afinal, cuidar da floresta é, em última análise, cuidar de nós mesmos.
Janeiro de 2025
Tecnologia
Portugal está envolvido em diversas vertentes da inovação florestal, com projetos multidisciplinares que cruzam áreas como a eletrónica, a mecânica, a computação, a silvicultura e a biotecnologia. Conheça alguns projetos que ilustram como a investigação nacional está a responder aos desafios da floresta e da sustentabilidade.
Tecnologia
Com recurso a inteligência artificial, robôs ou imagens por satélite, as soluções desenvolvidas por empresas tecnológicas e startups florestais em Portugal podem contribuir para melhorar a gestão florestal e dar uma resposta mais eficaz a desafios do sector, incluindo a prevenção de incêndios rurais. Conheça alguns projetos promissores e tendências do capital de risco que investe nesta área.
Gestão Sustentável
Cada área de floresta tem características únicas e as decisões de gestão, naturalmente diversificadas, impactam todo o ecossistema. Conciliar objetivos de gestão e recursos disponíveis à escala da paisagem exige conhecimento, sintonia com as ferramentas de gestão do território e uma estratégia colaborativa entre os agentes. Se é certo que não existem receitas padrão, as ferramentas de gestão florestal apoiam uma tomada de decisão mais informada e sustentável. Conheça mais sobre este processo num texto em colaboração com Miguel Almeida.