O Arrisca C é um concurso de ideias de negócio (inicialmente lançado em Coimbra) que, desde 2008, tem vindo a contribuir para a criação de spin-offs – académicas ou empresariais – e start-ups que tenham por base conhecimento científico e tecnológico.
Nesta 14.ª edição, o Arrisca C integra o programa de ações do projeto “INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro”. Neste contexto regional, o apoio a projetos florestais (e outros) enquadra-se em vários dos domínios temáticos diferenciadores da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Centro (RIS3 do Centro), onde se incluem os Recursos naturais e a bioeconomia (que abrangem diretamente a água, a floresta e o sector agroalimentar), os Materiais, equipamentos e tecnologias de produção, as Tecnologias digitais e espaciais, a Energia e clima, a Saúde e bem-estar, e a Cultura, criatividade e turismo.
As candidaturas podem estar enquadradas numa de cinco categorias:
1. Inovação. Destina-se a ideias de negócio em fase de conceção e a projetos empresariais inovadores. Podem candidatar-se docentes, investigadores, pessoal não docente, bolseiros, alunos e ex-alunos que tenham completado formação em qualquer Instituição de Ensino Superior de Portugal.
2. Inovação Júnior. Destinada ao mesmo âmbito, é dirigido especificamente a estudantes do ensino secundário e técnico-profissional em Portugal.
3. Inovação Social. Vocacionado para apoiar ideias e projetos de âmbito e valor social (que não tenham o lucro como objetivo principal), permite candidaturas de docentes, investigadores, bolseiros, alunos e ex-alunos do ensino superior, assim como de alunos do ensino secundário e técnico-profissional.
4. Inovação Sustentável. Motiva projetos que fomentem o empreendedorismo tecnológico e criativo relacionado com a economia circular e a sustentabilidade. Podem concorrer docentes, investigadores, bolseiros, alunos e ex-alunos diplomados, de qualquer Instituição de Ensino Superior de Portugal.
5. Inovação em Cultura, Turismo e Património. Aberto a iniciativas que fomentem ideias inovadoras e projetos empreendedores ligados à cultura, turismo e património está aberto aos vários interlocutores e ex-alunos do ensino superior.
Exceto na Inovação Júnior, cujos três primeiros classificados serão premiados com 750, 500 e 250 euros, respetivamente, os classificados no top três das outras categorias são distinguidos com valores de 2500, 1250 e 600 euros. Prémios adicionais, em formação e mentoria, por exemplo, poderão complementar os incentivos pecuniários.
Saiba mais sobre o Arrisca C.