Os principais desafios enfrentados pela floresta, amenizados ou agudizados pelo Covid-19, foram o ponto de partida para o livro “A floresta e o fogo nos tempos da pandemia”. A obra, que reúne textos de mais de 50 especialistas do sector florestal, foi publicada pelo ForerstWise, numa edição limitada em papel. Em breve estará também disponível nos canais digitais deste Laboratório Colaborativo.
Como vão sair dos tempos de pandemia os sectores relacionados com a floresta e o fogo? E o que muda nestes sectores devido ao Covid-19? Estas foram duas questões que o ForerstWISE colocou a 62 personalidades, de 54 instituições, na sequência de um webinar que promoveu em meados de 2020, num período em que a situação pandémica se agudizava em Portugal e no mundo.
As respostas, embora dirigidas ao contexto específico da emergência de saúde pública, permitem refletir sobre os principais desafios do sector, assim como sobre as estratégias que procuram trazer maior resiliência e sustentabilidade à floresta portuguesa e às comunidades que com ela diretamente convivem. A visão e relação das pessoas (sociedade em geral) para com os ecossistemas naturais e florestais é também abordada.
Os contributos recebidos foram reunidos numa edição impressa e limitada, lançada pelo CoLAB ForestWISE: o livro “A floresta e o fogo nos tempos da pandemia”, que agrega, nas suas 376 páginas, 54 reflexões, espelhando a complexidade dos desafios enfrentados pela floresta – alguns amenizados, outros exacerbados pela pandemia, pela incerteza que trouxe à sociedade e pelas restrições de circulação então em vigor.
A necessidade de pensar e atuar nestes ecossistemas de forma integrada, conciliando necessidades e dimensões ambientais, sociais e económicas, de acordo com o princípio da sustentabilidade, é outra das ideias expressas neste livro, que foi dado a conhecer, num evento público, no Porto, em dezembro de 2022, e que em breve estará disponível nos canais digitais do ForestWISE.
As temáticas abordadas no livro mantêm-se em grande parte atuais, até porque as questões e desafios estruturais da floresta não mudam no curto-prazo. Assim, após a introdução (secção I), nos primeiros capítulos “reflete-se sobre as incertezas e os desafios do presente e futuro que se colocam ao sector florestal, nomeadamente sobre a gestão de incêndios rurais, propondo alterações aos modelos atuais”, refere o ForesWISE em comunicado.
Temas como a produtividade florestal, a resiliência a disrupções, o valor criado pelas redes de defesa da floresta ou as oportunidades das fileiras agrupam-se em contributos relacionados com a perspetiva produtiva (secção II), enquanto a vertente mais prática da gestão e combate a incêndios está agregada numa perspetiva mais operacional (secção III). A visão pública e das políticas públicas, enquadradas historicamente, completa estas primeiras vertentes do livro (secção IV).
A secção seguinte (V) é dedicada às diversas problemáticas relacionadas com a floresta, o fogo e o mundo rural, com abordagens de cariz teórico e conceptual, mas também de carácter mais funcional. O papel do fogo nos ecossistemas mediterrânicos, a sustentabilidade económica da “limpeza” da floresta ou os seguros que cobrem riscos relacionados com a floresta estão entre os temas focados.
Na última secção (a VI), focam-se as oportunidades que a natureza proporciona e a ideia de uma transformação de atitudes que nos poderia levar a uma maior proximidade e conhecimento sobre os ecossistemas florestais, rumo a um novo paradigma de gestão da floresta.
Os diferentes temas são por abordados por reconhecidos técnicos, dirigentes, pensadores, professores e investigadores das várias áreas de atividade que se relacionam com a floresta e o fogo, incluindo entidades governamentais (do ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas ao IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera), académicas (com variadas universidades e centros de investigação de todo o país), associativas (produtores e fileiras florestais) e empresas do sector (da gestão florestal e de riscos à indústria e base florestal).
Refira-se que o livro “A floresta e o fogo nos tempos da pandemia” é o primeiro editado pelo CoLAB ForestWISE – Laboratório Colaborativo que lidera atividades de (co)investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologias sobre a gestão integrada da floresta e do fogo, na interface entre as empresas, a academia e a sociedade.
Pode revisitar o fórum virtual “A floresta e o fogo nos tempos de pandemia” que inspirou este livro, realizado em julho de 2020.