Notícias e Agenda

19.04.2021

Dia da Terra: preparar o caminho para recuperar o planeta

Dia da Terra: preparar o caminho para recuperar o planeta

Já passaram mais de cinco décadas desde a celebração do primeiro Dia da Terra, mas há ainda muito por fazer para proteger o planeta e reduzir a pegada ecológica. Tome nota de medidas para passar à ação neste Dia da Terra, que se celebra a 22 de abril.

A forma como vivemos deixa marcas no planeta. Hoje, o consumo de recursos naturais ultrapassa significativamente a capacidade que a natureza tem para se regenerar. Seriam necessários quase dois planetas para suprir o uso atual de recursos. No entanto, só existe uma Terra.

Em plena pandemia, o ano de 2021 reforça a importância de marcar o ponto de viragem para conciliar a natureza com a humanidade e trabalhar rumo à “recuperação da Terra”, o tema que este ano inspira a celebração do Dia da Terra. A efeméride, que se celebra a 22 de abril, tem como objetivo consciencializar para o bem-estar do planeta e para a vida que sustenta, procurando promover o equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

Celebrado desde a década de 70 do século passado, o Dia da Terra é também conhecido como Dia Mundial da Terra, Dia Internacional da Terra e, ainda, Dia Internacional da Mãe Terra. São várias as designações e mostram a importância de cuidar da “nossa casa”, uma noção que, apesar dos excessos dos últimos dois séculos, tem vindo a ser acarinhada pela humanidade desde há milhares de anos.

Não é, assim, de estranhar que o conceito de Mãe Terra seja um elemento comum a várias línguas e culturas, reconhecendo a nossa ligação com o planeta que nos sustenta e nos alimenta. De Pachamama, em várias culturas andinas, a Gaia, na mitologia grega, ou Terra Mater, no mundo romano, a Mãe Terra tem sido uma presença constante ao longo da História, representando a fertilidade, a maternidade e a criação. Talvez por isso, seja uma expressão transversal a vários países e culturas, reflexo da interdependência entre seres humanos, outras espécies e os ecossistemas.

 

A origem do Dia da Terra

 

Para relembrar essa importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo e reduzir a nossa pegada ecológica, o Dia da Terra é assinalado anualmente em mais de 190 países. Contudo, é preciso viajar até 1970 para conhecer as origens desta data.

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson e pelo estudante universitário de Harvard, Denis Hayes. Juntos estiveram na base da organização, em diversos locais dos EUA, de iniciativas para chamar a atenção para os desafios ambientais, como a poluição do ar e da água. Começava, assim, um movimento pelo ambiente ao qual foi dado o nome de Dia da Terra. A data ficaria marcada pelo envolvimento de mais de 20 milhões de participantes que saíram às ruas para se manifestarem contra os impactes de 150 anos de desenvolvimento industrial.

Os ideais do senador e os primórdios do Dia da Terra são transmitidos, com a ajuda da filha Tia Gaylord, nos vídeos “A Vision for the Earth” e “When the Earth Moves” (em língua inglesa).

Vinte anos depois, uma grande campanha pelo planeta viria a ser novamente organizada. Desta vez, o Dia da Terra tornou-se global e mobilizou mais de 200 milhões de pessoas em 141 países, catapultando as questões ambientais para a agenda política e mediática. Anos mais tarde, o dia 22 de abril foi reconhecido pela ONU, que instituiu, em 2009, o Dia Internacional da Terra.

Hoje a data é celebrada a nível planetário e, todos os anos, mais de mil milhões de pessoas participam nas celebrações do Dia da Terra com a missão de construir a “democracia ambiental e defender a sustentabilidade”.

 

Caminhos para ajudar a recuperar o planeta

 

Anualmente, a Earthday, uma organização internacional que trabalha em vários países com a missão de diversificar, educar e contribuir para o movimento ambientalista em todo o mundo, elege um tema para assinalar o Dia da Terra. Em 2021, a data é dedicada à “Recuperação da Terra” e à ideia de como todos podemos contribuir para prevenir a destruição ambiental e os fenómenos meteorológicos extremos relacionados com as alterações climáticas.

Apesar do Dia da Terra ser hoje uma manifestação global, subsistem ainda inúmeros desafios ambientais e sociais que exigem o empenho de todos, dos cidadãos às empresas. Esta efeméride é, desta forma, mais uma ocasião para incentivar mudanças políticas globais, nacionais e locais.

Para alertar para as ameaças que afetam o planeta e relembrar as formas como todos podemos, diariamente, dar resposta aos desafios ambientais do nosso tempo, a Earthday elaborou uma lista de 51 caminhos para a “Recuperação da Terra”. Se tem dúvidas por onde começar, deixamos oito sugestões inspiradas na lista da organização:

1. Calcule a sua pegada de carbono e, depois de conhecer o impacte do seu estilo de vida no planeta, introduza mudanças que possam reduzi-lo;
2. Defenda a inserção das alterações climáticas e da literacia sobre o clima como temas centrais dos currículos escolares;
3. Ajude a travar a desflorestação, apoiando empresas e iniciativas com um papel ativo neste sector;
4. Aproveite as suas atividades ao ar livre, como por exemplo a corrida, para recolher o lixo que encontrar pelo caminho;
5. Conheça o seu consumo de plástico e altere os seus hábitos para evitar os plásticos descartáveis;
6. Recorra, sempre que possível, à utilização de energia de fontes renováveis;
7. Evite o desperdício de alimentos, comprando apenas aquilo de que necessita e, se possível, fazendo compostagem dos lixos orgânicos;
8. Contribua através do projeto de ciência cidadã Global Earth Challenge para a pesquisa científica sobre as populações de polinizadores, que são essenciais à sustentabilidade dos ecossistemas e das culturas agrícolas.