Notícias e Agenda

22.12.2022

Programas educativos sobre a floresta disponíveis para receber escolas em 2023

Programas educativos sobre a floresta disponíveis para receber escolas em 2023

Mostrar que a floresta é lar de centenas de espécies, estimular o vínculo dos mais pequenos e jovens à natureza e despertar o interesse para a importância da floresta e sua conservação são alguns dos pontos comuns a vários programas educativos sobre a floresta que, em 2023, estão à disposição de escolas e educadores em Portugal.

A floresta é um tema pouco aprofundado nos programas curriculares do ensino português, mas os educadores e professores que consideram valer a pena ir um pouco mais além têm à sua disposição algumas iniciativas e programas educativos sobre a floresta. Assim podem complementar os assuntos abordados em aula e despertar os mais novos para a importância que tem para a vida na Terra.

Para 2023, propomos várias atividades que se focam nestas abordagens, algumas delas desenvolvidas especificamente a pensar nas instituições de ensino e em alunos de diferentes graus e idades.

Depois de alguns anos condicionados devido às restrições relacionadas com o Covid-19, conheça três programas educativos sobre a importância da floresta, que desafiam pequenos e jovens a saber mais de uma forma prática, convidando turmas ou grupos a uma experiência de aprendizagem imersiva, em ambiente de floresta. Se tiver conhecimento de outras iniciativas, partilhe através do formulário de contacto do Florestas.pt, para apoiarmos a sua divulgação!

Programa educativo sobre a floresta na Tapada da Ajuda, Lisboa

A Tapada da Ajuda, parque botânico de 100 hectares situado no centro de Lisboa, abre os seus portões a alunos de vários graus de ensino do pré-escolar e ensino básico no programa Uma floresta a descobrir. Este programa educativo convida os pequenos visitantes a olhar para a tapada de uma forma diferente já a partir de janeiro de 2023.

Estão incluídas visitas e atividades lúdico-pedagógicas, promovidas pelo Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e que recaem sobre quatro temas:

  • Sob a temática A Floresta e o Fogo, serão levadas a cabo experiências em sala e algumas atividades práticas, falando-se de como fogo altera o solo, a flora e a fauna, mas também da sua função como ferramenta de gestão e nas regras de segurança e prevenção de incêndios.
  • Plantas invasoras, controlo ou erradicação? é outro dos temas, com especial enfoque nas espécies de plantas consideradas como invasoras lenhosas. Falar-se-á no conceito de planta invasora, nas caraterísticas destas plantas e na sua identificação, focando as atenções nas acácias. Com as mãos na terra, os alunos poderão participar em atividades de controlo da espécie.
  • A conservação e a valorização dos espaços florestais, o valor da floresta e as cadeias alimentares serão também destacadas na atividade educativa A Floresta: Ecossistema e Habitat.
  • Finalmente, Histórias de Reis, estrelas e espigas dá a conhecer os 370 anos da Tapada da Ajuda e a evolução da sua paisagem natural e edificada.

Cada atividade tem um custo de quatro a seis euros por participante (consoante se realize em dias úteis ou ao fim de semana), sendo grátis para professores e auxiliares. Para saber mais, ou para sugerir outras atividades dentro das temáticas existentes, visite o site do CEABN ou contacte a equipa responsável por estes programas educativos sobre a floresta através do e-mail ceabn@isa.ulisboa.pt.

Uma floresta única na Tapada Nacional de Mafra

Sob o mote Uma floresta única, a Tapada Nacional de Mafra oferece um programa pedagógico rico em experiências práticas, que levam os alunos a descobrir os 833 hectares deste espaço natural e a sua flora e fauna através de percursos pedestres, observações e jogos. Com intuito de imprimir dinamismo ao processo de aprendizagem, as várias atividades disponibilizadas são ajustadas às idades de estudantes, desde o ensino pré-escolar até ao secundário.

Em Descobrir a floresta, uma visita interpretativa liderada por um guia mostra as várias espécies arbóreas ali presentes, apresentando também a fauna residente, os seus comportamentos e alimentação, com foco nas abelhas e nas aves de rapina.

Para os visitantes que querem seguir À descoberta da biodiversidade, a opção recai sobre uma atividade que irá falar sobre plantas, insetos, anfíbios e aves. Na vertente prática, o desafio é a construção de “hotéis para insetos”.

Com olhos de biólogo é outra das atividades educativas sobre a floresta que coloca os mais jovens em contacto com a natureza. Durante um percurso pedestre com uma extensão de quatro quilómetros procuram-se vestígios de diferentes espécies, indicativas da biodiversidade existente na tapada. Identificar as espécies e as classes, bem como conhecer as rapinas que ali habitam e a sua importância, são os desafios propostos aos jovens.

Para fazer a pré-reserva de uma destas atividades que constam do programa educativo sobre a floresta na Tapada de Mafra, é disponibilizado um formulário online. Os preços das atividades variam entre os cerca de 8 e 10 euros. Conheça no programa de 2022/2023 todas as atividades a decorrer.

Programa educativo sobre a floresta é gratuito na Quinta de São Francisco, Aveiro

A Quinta de São Francisco tem vindo a desenvolver, desde 2021, o projeto Floresta do Saber, que tem atividades pensadas para alunos desde o pré-escolar ao 12.º de escolaridade, todas elas gratuitas.

Esta quinta florestal de 14 hectares é o palco das várias iniciativas, que se concentram na sustentabilidade da floresta, na bioeconomia de base florestal e economia circular, privilegiando a imersão das crianças na experimentação e na natureza.

Para melhor conhecer a quinta que é, por excelência, um espaço de conservação, há Visitas guiadas (atividade indicada para todas as idades) que convidam a um passeio por um dos cinco percursos pedestres circulares assinalados, observando os habitats florestais e as mais de 400 espécies de flora nativa e exótica vinda de todo o mundo.

Além desta riqueza, a diversidade de avifauna pode também ser apreciada, tanto neste passeio, como na atividade Birdwatching na Quinta de S. Francisco (que está a aberta a escolas, mas também a toda a comunidade). Nela, os visitantes são convidados a conhecer três habitats: bosque caducifólio (árvores de folha caduca), vegetação ripícola (típica da envolvente de cursos de água) e o eucaliptal centenário (um dos ex-libris desta quinta, com grandes árvores), onde se podem observar mais de 70 espécie de aves.

Impercetíveis ao olhar, escondem-se na Quinta de São Francisco segredos que só a observação microscópica revela e algumas das atividades propostas fazem uso disso mesmo. É o caso de:

  • Anatomia de uma folha (indicada para toda a comunidade, em especial ao público jovem), em que os alunos são convidados a observar cortes de folhas de várias espécies florestais, a sua estrutura e os poros das folhas (estomas), responsáveis pelas trocas gasosas;
  • A cor das plantas (indicada para alunos do 1.º ao 3.º CEB e ensino secundário) é uma atividade em que se extraem as clorofilas das folhas analisadas, falando-se da sua importância para a fotossíntese;
  • O cheiro das plantas (indicada para alunos do 1.º ao 3.º CEB e ensino secundário), onde se conhece como é feita a extração dos óleos essenciais que se encontram nas folhas de inúmeras espécies florestais.
programas educativos sobre a floresta

© João Ezequiel

Estas e outras atividades realizadas na Quinta de São Francisco são gratuitas, sendo necessário fazer marcação antecipadamente. Conheça-as no site do projeto Florestas do Saber e tome nota de que a equipa educativa está aberta à hipótese de desenvolver ou adaptar atividades à medida das escolas visitantes.

Refira-se que este programa educativo sobre a floresta é assinado pelo Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, da The Navigator Company, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian.