Distribuir, integrar e harmonizar a informação florestal para bioeconomia
Caracterização e valorização de serviços do ecossistema
O incentivo à bioeconomia tem levado a uma crescente procura de bens e serviços dos ecossistemas na Europa, o que exige múltiplas mudanças nas políticas relacionadas com as florestas. Neste sentido, a recente Estratégia Florestal europeia refere a necessidade de informação harmonizada, para mapear e avaliar dinâmicas e serviços dos ecossistemas florestais. Para responder a este desafio, o projeto reúne parceiros de instituições científicas, incluindo peritos em inventário florestal, modelação florestal e análise política, instituições políticas nacionais e europeias, assim como redes de parceiros.
– Reforçar o quadro metodológico para obter informação mais precisa, harmonizada e em tempo real (por exemplo crescimento e alterações de volume, biomassa, carbono, produtos não lenhosos) a partir de dados de inventários florestais e de sistemas de monitorização, para alimentar sistemas de informação europeus.
– Apoiar o desenvolvimento de políticas europeias e processos internacionais com base em informação florestal consistente.
– Utilizar de modo inovador de dados recolhidos no terreno em aplicações da UE de base espacial para observação da Terra e em sistemas de posicionamento global por satélite.
Consórcio coordenado pelo LUKE – Natural Resources Institute Finland e composto por 33 parceiros de 26 países europeus, entre eles o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia.