Processos e Ingredientes inovadores para geração de Cor – têxteis nAturais e SustentáveiS
Novos bioprodutos e valorização de cadeias e produtos tradicionais
O uso de corantes naturais foi praticamente abandonado devido ao desenvolvimento da indústria química, que permitiu a produção em larga escala de corantes sintéticos mais acessíveis e eficientes. Atualmente cresce o interesse pelos corantes de origem natural e para além de inúmeras plantas, também os fungos, em particular os líquenes e cogumelos, podem ser utilizados na produção de tinturas para têxteis.
Mais informação sobre o projeto PICASSo.
Desenvolver uma linha inovadora de produtos têxteis tingidos em exclusivo por compostos naturais, extraídos de plantas e de cogumelos, através de três linhas de investigação:
– Obter compostos com potencial de coloração e propriedades antimicrobianas a partir de plantas e cogumelos, com base em processos de extração economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis.
– Desenvolver processos de incorporação de cor em substratos têxteis, usando compostos naturais com potencial de coloração.
– Desenvolver têxteis funcionais, através das capacidades antimicrobianas dos compostos naturais.
CITEVE – Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, ERVITAL – Plantas Aromáticas e Medicinais Lda, Tintex – Textiles, Bioinvitro Biotecnologia, CeNTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.