Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus
Novos bioprodutos / Valorização de resíduos e subprodutos
O sector da pasta para papel origina vários subprodutos. Numa perspetiva de economia circular, estes subprodutos podem ser valorizados: utilizados em novos produtos, no desenvolvimento de matérias-primas alternativas e de tecnologias associados à valorização de subprodutos que atualmente não têm utilização e que representam um custo adicional no processo industrial.
– Valorizar os subprodutos: dregs, grits, cinzas volantes e lamas (biológicas e calcárias), assim como efluentes líquidos específicos (alcalino e D0 – correntes de saída processuais).
– Desenvolver novos produtos: geopolímeros, argamassas ecológicas e cimentícias, clínquer e biochar.
– Consolidar uma estratégia para a cooperação entre empresas e centros de investigação para a promoção da transferência de resultados.
– Desenvolver novas aplicações tecnológicas associadas à remoção de compostos orgânicos halogenados que apresentam riscos de inviabilização no fabrico de novos produtos devido aos índices de corrosão.
The Navigator Company, RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, UA – Universidade de Aveiro, Saint-Gobain Weber Portugal, Ventiláqua.