SambucusValor ---

Valorização integrada do sabugueiro em função dos padrões de consumo saudável: da planta à criação de novos produtos alimentares de valor acrescentado

Valorização de cadeias e produtos tradicionais

No Vale do Varosa e Távora existem culturas de sabugueiro, cuja flor e a baga podem ser exploradas como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado. No entanto, em Portugal a flor é pouco utilizada e a baga é exportada quase em exclusivo para o norte da Europa. O Grupo Operacional SambucusValor identificou uma oportunidade com base em sinergias entre uma associação de desenvolvimento local com conhecimento da cultura do sabugueiro e empresas e entidades de I&D com conhecimento na gestão e valorização de recursos naturais e na biotecnologia alimentar.

 

Objetivos

– Definir indicadores de qualidade da flor e da baga.

– Implementar processos de estabilização e armazenamento da flor e da baga.

– Desenvolver novos produtos alimentares (e.g. liofilizados, pós, concentrados e prensados secos).

– Avaliar nutricionalmente os produtos a desenvolver.

– Criar um website para divulgar e valorizar o sabugueiro, a nível nacional e internacional.

– Criar um centro piloto do sabugueiro que deverá representar um núcleo de inovação em toda a cadeia de valor: da planta aos novos produtos alimentares de valor acrescentado.

 

Equipa

INOVTERRA, Associação para o Desenvolvimento Local, UA – Universidade de Aveiro, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Publindústria – Produção de Comunicação, INOVFOOD Unipessoal, Alberto Luís Branco Miranda de Carvalho Neto, OLDLAND Unipessoal.

 

Website oficial SambucusValor