FirEProd ---

Fogo prescrito, risco de incendio e produtividade do eucalipto: da pesquisa à prática

O fogo técnico (prescrito) é um método eficiente para a gestão dos combustíveis florestais, mas é pouco usado em Portugal e, quando aplicado, tem sido principalmente dirigido a pinhais e matos. Estudos anteriores já determinaram a base técnica a aplicar em plantações de eucalipto em Portugal, mas a integração do fogo prescrito num modelo de gestão florestal preventiva continua a ser um desafio e acresce conhecer o seu impacte na produtividade do eucalipto.

 

Objetivos:

– Avaliar o papel do fogo prescrito na gestão de combustíveis florestais e redução do risco de incêndio. Para o efeito serão testados e comparados dois métodos de remoção da vegetação, o fogo prescrito e o controlo mecânico;

– Avaliar quais os impactes no crescimento do eucalipto em plantações maduras. Esta avaliação faz-se pela comparação de crescimento entre plantações onde se aplicam diferentes métodos e contra áreas queimadas por incêndios de baixa severidade.

– De acordo com os resultados a que chegar, e entre outros outputs, pretende-se criar um manual de gestão preventiva que considere o fogo prescrito no modelo de gestão de eucaliptais.

 

Equipa

CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro e RAIZ, apoiado por consultores do ISA – Instituto Superior de Agronomia e UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

Mais informação sobre o projeto FirEProd