Projetos & Equipas

Modfire ---

Integração do comportamento do fogo no planeamento da gestão florestal com multiobjectivos

Face ao aumento dos danos causados pelos incêndios são necessários novos métodos e ferramentas que possam ajudar a integrar as atividades de planeamento florestal e de prevenção de incêndios. Pretende-se, assim uma ferramenta para considerar o comportamento dos incêndios florestais ao nível da paisagem e apoiar os proprietários florestais e partes interessadas (PFPI) no planeamento florestal, considerando o risco de incêndio.

 

Objetivos

– Usar o Inventário florestal e simulações de crescimento para caracterizar a área de estudo e projetar a paisagem florestal ao longo do tempo em cenários de alterações climáticas.
– Simular de comportamento do fogo, risco de incêndio e calibração do modelo de propagação para gerar o simulador de incêndios florestais.
– Integrar do risco de fogo e da probabilidade de propagação no planeamento da gestão florestal com métodos de decisão multicritérios para integrar o risco de incêndios florestais ao nível de paisagem e otimizar as opções de gestão de combustíveis.
– Aplicar e integrar no caso de estudo do Vale do Sousa para envolver os PFPI no projeto e promover o uso da abordagem multicritério e proteção contra os incêndios florestais, equilibrando-as com outros serviços de ecossistema.

 

Equipa

ISA – Instituto Superior de Agronomia, IPLeiria – Instituto Politécnico de Leiria, UCP – Universidade Católica Portuguesa, UÉ – Universidade de Évora, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

Website oficial Modfire