Duas faias e uma oliveira colocaram a Polónia, a França e a Itália no pódio do Concurso Árvore Europeia do Ano 2024. A camélia-japoneira que representou Portugal conquistou o quarto lugar.
A vencedora do Concurso Árvore Europeia do Ano 2024 é uma faia-comum (Fagus sylvatica) e chamam-lhe o “Coração do Jardim”. O nome deve-se à sua localização, num jardim botânico de uma universidade polaca, mas também às suas majestosas formas e dimensões, que a tornam no centro das atenções deste espaço verde.
O seu tronco de uma espessura pouco comum e os ramos tentaculares, que se estendem em várias direções – como bem ilustra a foto no topo da notícia, da autoria de Bozka Pietrowska –, valeram-lhe mais de 39 mil votos, colocando a Polónia no primeiro lugar deste concurso pela terceira vez.
O segundo lugar, com quase 25 mil votos, foi para outra faia (Fagus sylvatica f. pendula), conhecida como faia-pendula, devido à sua folhagem que, neste caso, em algumas partes da árvore se alonga até tocar o solo. Esta é uma faia francesa, localizada na Normandia. A sua copa é sustentada por uma estrutura que apoia os longos ramos (foto de Emmanuel Boitier).
Uma oliveira (Olea europaea subsp. oleaster), cuja idade foi estimada entre 3 e 4 mil anos, deu à Itália o terceiro lugar do Concurso Árvore Europeia do Ano 2024. Com diversas ramificações, algumas já apoiadas no solo, a árvore mantém, ainda assim, uma estrutura robusta que é um símbolo de resiliência e continuidade (foto de Valeria Arzori).