Vídeo
“As nossas árvores crescem mais depressa do que na Finlândia e desse ponto de vista temos uma vantagem. Mas também cresce mais depressa tudo o que está por baixo das árvores” e esses combustíveis finos são o que comanda os incêndios. O que era antes matéria-prima para a agricultura e pastorícia passou a ser um resíduo, cuja eliminação pesa nas contas da exploração florestal.
Consequências da perda de biodiversidade e caminhos para preservar os habitats de floresta e outros hotspots de biodiversidade em Portugal.
Brevemente
Pode a gestão florestal conciliar valores naturais e socioeconómicos? Na procura de resposta a esta questão, tem vindo a ser desenvolvida uma nova geração de plantações florestais que contribui para uma bioeconomia capaz de beneficiar as pessoas e o ambiente. Este é o tema central de uma nova sessão vídeo, que foca a possibilidade de coexistirem florestas reservadas para a biodiversidade e florestas plantadas e geridas com o objetivo de fornecer os produtos de que a sociedade precisa no século XXI.
Brevemente
Vídeo
O sector florestal é estratégico para a economia nacional. Importa conciliar interesses e caminhar para uma floresta sustentável do ponto de vista socioeconómico e ambiental, reconhecida pelo seu capital natural e onde o risco de investimento seja reduzido.
Vídeo
As florestas atenuam os efeitos das alterações climáticas. Esta atenuação pode ditar parte da nossa sobrevivência, refere Cristina Máguas. A especialista alerta: já estamos fora dos limites do que é seguro para o planeta no que respeita a alterações climáticas, perda de biodiversidade e deposição de oxido de azoto.