Notícias e Agenda

28.12.2020

Bandeira Verde: Manteigas em destaque na gestão florestal

Bandeira Verde: Manteigas em destaque na gestão florestal

Em 2020, 56 municípios receberam uma Bandeira Verde, que reconhece o desempenho local em termos de sustentabilidade. O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, ficou em primeiro lugar no indicador de gestão e conservação da floresta.

Tal como as praias, também os municípios podem ser galardoados com bandeiras que destacam o seu desempenho. Em vez de Bandeira Azul, os municípios recebem anualmente uma Bandeira Verde em função das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas. O programa Bandeira Verde EcoXXI é promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) que, com base numa avaliação de 21 indicadores de sustentabilidade local (e 71 sub-indicadores), reconhece os “eco-municípios” do ano.

Os indicadores da bandeira verde assentam em temas considerados basilares numa política municipal de sustentabilidade, incluindo educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, participação e governança, conservação da natureza e ordenamento do território, recursos naturais, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, alterações climáticas, saúde / bem-estar e turismo sustentável.

No caso específico do indicador nº 17, que recai sobre a gestão e conservação da floresta em cada município, são avaliadas as ações de gestão e prevenção florestal, a prevenção e o número de ocorrências de incêndios rurais, assim como a existência de materiais de formação e informação sobre a floresta. Foi precisamente neste indicador que o município de Manteigas se salientou, com a melhor prestação nacional.

De realçar, a propósito, a importância da floresta para este concelho: Manteigas possui uma das mais extensas e emblemáticas manchas florestais de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, incluindo o Perímetro Florestal de Manteigas, plantado em finais do século XIX. Esta arborização dos baldios na envolvência de Manteigas permitiu, na altura, proteger a vila (localizada em pleno vale glaciar do Zêzere) de enxurradas pelas encostas da serra da estrela. Esta mancha florestal é hoje património único da região, com reconhecida importância paisagística e turística.

Além de Manteigas, o top 5 de municípios com melhor desempenho no indicador florestal inclui ainda Póvoa de Varzim, Nazaré, Leiria e Pombal, cinco municípios que receberam Bandeira Verde pelo seu desempenho, tendo em conta a globalidade de indicadores avaliados.

 

Mais candidaturas a Bandeira Verde

 

A edição 2020 da Bandeira Verde contou com mais candidaturas: 62 municípios registaram a sua participação no programa, mais nove do que em 2019 – o que pode ser um sinal positivo no que diz respeito à importância dada ao desenvolvimento local sustentável. Os distritos/regiões com mais candidaturas foram Lisboa, Coimbra e Região Autónoma dos Açores. Das 62 candidaturas, 56 viram atribuídas a Bandeira Verde.

Na avaliação global efetuada – tendo em conta os 21 indicadores – Pombal e Loures foram os eco-municípios com o melhor desempenho nacional em 2020. Os dois municípios tiveram uma prestação global muito boa nos vários parâmetros em análise, com destaque para a mobilidade sustentável no caso de Pombal e para a ação climática no caso de Loures.

Ao todo, nove municípios obtiveram um índice de avaliação superior a 80%: Torres Vedras, Águeda, Leiria, Lousã, Braga, Funchal e Maia, além de Pombal e Loures. Os resultados desta edição da Bandeira Verde EcoXXI foram conhecidos em dezembro de 2020.

 

Imagem de topo @ ABAE