“Dar uma mão à natureza” numa propriedade florestal gerida pela Montis em São Pedro do Sul, proteger o habitat dos rinocerontes-pretos no Botswana ou participar na limpeza de áreas naturais na Islândia são alguns dos desafios dos Campos internacionais de voluntariado, uma iniciativa que apela à ocupação dos jovens adultos durante o verão 2022, em contexto de intercâmbio cultural.
O projeto, coordenado no nosso país pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, destina-se a voluntários com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e conta com centenas de Campos internacionais de voluntariado, muitos dos quais em áreas relacionadas com a proteção ambiental, das florestas e natureza, e com a ação climática e a vida sustentável.
O destino do voluntariado pode ser praticamente qualquer um, do Sri Lanka ao Togo, passando por inúmeros países europeus. Portugal conta com mais de 20 opções que podem ser pesquisadas online, na maioria entre início de julho e finais de setembro. Para os voluntários portugueses é possível seguir para um Campo além-fronteiras ou candidatar-se a um em Portugal.
Cada Campo tem definidos temas e tarefas específicas, assim como o número de voluntários que está apto a receber. As viagens ficam por conta própria e é necessário reservar um valor para alojamento e alimentação (a pagar no destino). Estes serviços são providenciados pelos próprios promotores dos Campos Internacionais de Voluntariado, que são, normalmente, organizações não governamentais e sem fins lucrativos. O inglês é a “língua franca” da maioria dos Campos, embora haja exceções.
Os trabalhos podem prologar-se até um máximo de 12 dias, em grupos de até 17 participantes. Os portugueses que forem aceites recebem do IPDJ uma contribuição de 21,50 euros por dia, valor destinado a apoiar despesas de alojamento, alimentação, seguro e transportes locais.
Os jovens portugueses podem conhecer, num site dedicado, os Campos internacionais de voluntariado 2022 e saber aqui quais as regras e procedimentos necessários para se candidatar.
Em paralelo aos Campos internacionais de voluntariado, o IPDJ renovou também o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
Destinado à mesma faixa etária dos 18 aos 30 anos, mas realizado exclusivamente em Portugal, conta com programas de voluntariado, de no mínimo 15 dias, em torno de atividades relacionadas com sensibilização, preservação e manutenção ambiental e florestal, reflorestação, vigilância, inventariação de espécies e apoio a centros de acolhimento de animais selvagens.
O objetivo é envolver e sensibilizar os jovens em atividades que ajudem preservar a natureza, florestas e ecossistemas, assim como a prevenir incêndios e outras catástrofes com impacte ambiental, monitorizando e recuperando territórios afetados.
Organizações e associações começaram a definir os seus programas no início de junho de 2022 e os jovens podem já consultar as várias atividades e locais onde decorrem. As candidaturas podem ser feitas online em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf após registo na plataforma do IPDJ e até 10 dias antes de iniciado o programa a selecionar.
Saiba mais sobre os programas de voluntariado jovem promovidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.