Notícias e Agenda

23.12.2019

Lisboa Capital Verde 2020 marca agenda sustentável na capital

Lisboa Capital Verde 2020 marca agenda sustentável na capital

A partir de dia 10 de janeiro, Lisboa assume oficialmente o título de Capital Verde 2020 da União Europeia. Esta é uma distinção que assinala os progressos da cidade nos indicadores ambientais, incluindo estrutura verde e biodiversidade, mas que também dá origem a uma agenda repleta de eventos para aprender, refletir e viver a temática ambiental – nas suas diversas vertentes.  

 

Os progressos de Lisboa ao nível dos espaços verdes foram um dos parâmetros tidos em conta pela Comissão Europeia na escolha de Lisboa como Capital Verde 2020. A este nível, por exemplo, a autarquia espera que, entre 2017 e 2021, a cidade veja plantadas mais 100 mil árvores. Para apoiar este objetivo, uma das primeiras atividades da programação da Capital Europeia Verde é, exatamente, a plantação de 20 mil árvores a 12 de janeiro, numa iniciativa aberta ao público.

No seguimento dos investimentos feitos, Lisboa deverá ter, em 2021, mais 347 hectares de área verde (em comparação com 2018), numa tentativa de trazer a floresta para o espaço urbano. Nesse ano, a expetativa é que 85% da população lisboeta more a menos de 300 metros de um espaço verde com, no mínimo, 2000 metros quadrados.

Em Lisboa existem hoje 139 espaços verdes, incluindo matas, tapadas, jardins botânicos, árvores de alinhamento, jardins, parques, hortas e quintas. As suas principais funções, segundo a autarquia lisboeta, são a preservação da qualidade do ar, o recreio e o lazer.

Estão ainda em curso novos projetos emblemáticos, como a requalificação da área da Praça de Espanha num parque urbano ou o corredor verde de Alcântara.

 

Programação da Capital Verde 2020

A agenda da Capital Verde 2020 vem trazer uma oferta reforçada de iniciativas ambientais em Lisboa. Sob o mote “escolhe evoluir”, há uma vasta oferta de eventos: conferências, espetáculos, exposições, visitas guiadas, festivais e até um novo museu improvisado sobre economia circular, o ReMuseu, que inaugura em abril.

Poderá, por exemplo, conhecer melhor Monsanto no Dia da Biodiversidade (23 de maio) e no Dia Europeu dos Parques Naturais (24 de maio), através de percursos guiados gratuitos, mas com inscrição prévia, participar na Urban Future Global Conference, de 1 a 3 de abril, o maior evento da Europa sobre cidades sustentáveis. Ou ainda assistir dia 1 de junho, gratuitamente, à conferência Let’s Talk Biodiversity, que marca o início da Semana Verde da União Europeia.

Estas são só algumas das iniciativas agendadas para 2020 em Lisboa. Consulte a agenda oficial da Lisboa Capital Verde 2020 para ficar a par de toda a programação.