Notícias e Agenda

27.01.2022

Nova edição do Curso de Fogo controlado em Coimbra

Nova edição do Curso de Fogo controlado em Coimbra

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra promove, a partir de 25 de fevereiro de 2022, a 8.ª edição do Curso de Fogo Controlado, uma formação de curta duração reconhecida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a credenciação de técnicos especializados. As inscrições terminam a 31 de janeiro.

O comportamento do fogo, o enquadramento legal para a sua utilização e os seus impactes na vegetação, no solo, no ar e na água são alguns dos temas que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC) se propõe explorar na 8.ª edição do Curso de Fogo Controlado.

Este curso é uma forma de credenciar “técnicos qualificados” para aplicar processos de fogo controlado no espaço florestal, sob condições meteorológicas específicas e de acordo com princípios técnicos que garantam objetivos de gestão predeterminados e bem formulados. Esta é uma técnica que tem vindo a ser aplicada em Portugal.

O conhecimento será transmitido num curso de curta duração – ao longo de 119 horas -, com aulas práticas e teóricas, visando aprofundar conteúdos programáticos reconhecidos pelo ICNF para a credenciação de técnicos especializados em fogo controlado.

 

Curso de fogo controlado em sete módulos

 

Esta 8ª edição divide-se em 70 horas práticas de fogo controlado, complementadas com 49 horas de aulas na ESAC.

Desde uma introdução sobre a floresta portuguesa ao historial do uso do fogo, vários são os temas a explorar nesta formação dada por Joaquim Sande Silva, que se divide em sete módulos:

– Enquadramento ao uso do fogo, abordando as características da nossa floresta, o historial e os objetivos do uso do fogo e as entidades envolvidas em matéria da defesa da floresta contra incêndios;

– Comportamento do fogo, focando em aspetos como a ignição, combustão, processos de transmissão de calor, comportamento do fogo, combustíveis, meteorologia e topografia;

– Impactes do fogo, apresentando conceitos de severidade e intensidade, os seus efeitos e a recuperação e crescimento da vegetação no pós-fogo;

– Ferramentas de apoio à gestão, como os Sistemas de Informação Geográfica;

– Implementação operacional do fogo controlado, abordando técnicas de ignição ou protocolos de segurança;

– Elaboração do Plano de Fogo Controlado e dos Planos Operacionais de Queima;

– Planeamento, execução e avaliação do fogo controlado em matos e povoamentos.

O curso é gratuito para alunos do mestrado em Recursos Florestais da ESAC, tendo um custo de mil euros para formandos externos e de metade deste montante para antigos alunos.