Notícias e Agenda

06.04.2020

Pinheiro centenário da República Checa é a Árvore Europeia do Ano 2020

Pinheiro centenário da República Checa é a Árvore Europeia do Ano 2020

Destacada na paisagem envolvente, a árvore checa de 350 anos foi a mais votada no concurso europeu. A concorrente portuguesa, o milenar Castanheiro de Vales, em Vila Pouca de Aguiar, ficou na sexta posição da competição Árvore Europeia do Ano 2020. 

O prestigiado título de Árvore Europeia do Ano 2020 foi atribuído a um pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) localizado na vila de Chudobín, na República Checa. Por ter escapado à submersão pela água que engoliu a localidade aquando a construção de uma barragem, esta árvore com 350 anos é apelidada de “Guardião da Vila Inundada”. É vista pelos locais como um testemunho da resistência ao impacte humano.

O segundo lugar foi atribuído a uma imponente Ginkgo biloba com mais de 200 anos situado na Croácia. A fechar o pódio, ficou a concorrente russa, um álamo (Populus laurifolia) que é motivo de peregrinações na província de Kalmykia, conhecido localmente como o “Álamo Solitário”.

 

Castanheiro de Vales, o representante português na Árvore Europeia do Ano 2020

O representante português na competição foi o majestoso Castanheiro de Vales (Castanea sativa), tendo ficado num honroso sexto lugar, com 17048 votos (o vencedor reuniu 47048 votos). Podemos encontrar esta árvore entre as paisagens agrícolas e florestais que rodeiam a aldeia de Vales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. O seu tronco, com um perímetro à altura do peito de 14,20 metros é uma das características mais distintas, fazendo dele o maior castanheiro vivo de Portugal. Diz-se, localmente, que o exemplar possa ter sido cultivado pelos romanos na altura em que exploravam minas de ouro no território transmontano, tendo mais de mil anos.

O Castanheiro de Vales foi eleito a Árvore do Ano 2020 em Portugal, um concurso organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica que lhe deu acesso à competição europeia. Está classificado como “Árvore de Interesse Público” pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Competição divulga património natural europeu

A Árvore Europeia do Ano visa destacar a importância das árvores no património natural e cultural da Europa. O concurso não procura apenas a árvore mais bonita esteticamente, mas uma árvore com história, enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia.

O prémio é organizado pela Environmental Partnership Association e pela European Landowners’ Organization. Na sua décima edição, continua a contribuir para a missão de realçar a ligação emocional entre comunidades e árvores.

Conheça as 16 árvores finalistas do concurso Árvore Europeia do Ano 2020 em vídeo.

 

Créditos da imagem: Marek Olbrzymek / European Tree of the Year