O FSC® Portugal quer promover o encontro entre projetos florestais que promovem serviços do ecossistema e empresas interessadas em remunerar estes serviços que a todos beneficiam. Está a fazê-lo através de uma nova plataforma – o Tree(nder).
O FSC® Portugal – Forest Stewardship Council acaba de lançar uma plataforma que dá a conhecer projetos florestais certificados que estão a contribuir para a promoção, conservação ou restauro de diferentes serviços do ecossistema: o Tree(nder). O objetivo é que as empresas interessadas em remunerar serviços do ecossistema em Portugal saibam onde encontrar projetos com impacte confirmado.
A plataforma Tree(nder) funciona como uma montra digital, que permite pesquisar e obter informação sobre os projetos florestais que estão a contribuir para os serviços de ecossistema através das práticas de gestão responsável que aplicam, onde se localizam e quais os serviços do ecossistema que estão a conservar, restaurar ou gerar.
Os serviços em causa encontram-se auditados e verificados por uma entidade certificadora externa ao projeto e acreditada pelo FSC, o que permite aos seus contributos serem atestados, quantificados e demostrados por terceiros.
Esta é uma oportunidade de remuneração dos serviços dos ecossistemas que pode ser potenciada por empresas que procurem apoiar as melhores práticas de conservação e restauro através do financiamento de projetos que estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as inúmeras estratégias da União Europeia que cruzam o Pacto Ecológico Europeu, desde a descarbonização e proteção da biodiversidade ao restauro de ecossistemas naturais degradados.
Ao financiarem projetos geradores de serviços de ecossistema, estas empresas poderão beneficiar a sua reputação com as alegações associadas aos serviços em causa. Os serviços que os titulares de certificação florestal FSC podem prestar – e que as empresas podem financiar – estão integrados nas temáticas seguintes:
- Sequestro e armazenamento de carbono;
- Conservação da biodiversidade;
- Serviços hídricos;
- Conservação do solo;
- Serviços recreativos.