Notícias e Agenda

04.07.2025

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025 tem dezenas de iniciativas até outubro

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025 tem dezenas de iniciativas até outubro

Do Minho ao Algarve, há dezenas de iniciativas à procura de jovens voluntários para participar em atividades de proteção da natureza e floresta ou de sensibilização das populações para a necessidade de cuidar e preservar estes ecossistemas. O desafio é feito no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025.

Já começaram as atividades do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025, que desafia os jovens dos 14 aos 30 anos a ocupar as suas férias em iniciativas de sensibilização e intervenções relacionadas com os ecossistemas naturais e florestais.

As atividades são muito variadas, desde a distribuição de folhetos de sensibilização à manutenção e limpeza de parques de lazer e jardins, passando pela reflorestação e plantação, controlo de espécies invasoras, vigilância de incêndios, monitorização de espécies em risco e recuperação de rios e ribeiros.

Para participar, os interessados têm de se registar no site do Instituto Português da Juventude e Desporto (log in), entidade que promove este programa, e selecionar a atividade para que se voluntariam, tendo em atenção o local, a data de realização e a idade para participar.

As atividades disponíveis podem ser consultadas na mesma área onde os jovens efetuam a sua inscrição para o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025 e este procedimento deve ser efetuado até cinco dias antes do início anunciado para a atividade selecionada (ou no seu decorrer, caso ainda haja vagas por preencher). Os menores de idade necessitam de autorização dos pais.

Cada atividade tem uma duração mínima de 15 dias e o voluntariado realiza-se em cinco horas diárias, que podem decorrer todos os dias, sem pausas de fim-de-semana. Por cada dia de voluntariado, o jovem recebe um valor de 13 euros.

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025: 8 exemplos de atividades

Embora muitas iniciativas já se encontrem a decorrer em julho, há ainda atividades com inscrições abertas neste mês e outras com início em agosto, setembro e outubro. Eis oito exemplos das mais de 100 ações anunciadas, que ainda aguardam voluntários:

  1. De 20 de julho a 31 de agosto de 2025, Lordosa, Viseu: Jovens pela Floresta Sustentável e Vigiada, com vigilância num ponto fixo da freguesia. Procura voluntários dos 14 aos 25 anos.
  2. De 21 de julho a 22 de agosto de 2025, Montemor-o-Novo: Guardiões da Paisagem – Agir Verde, com plantação de espécies nativas em áreas degradadas, controlo de espécies invasoras e tarefas em viveiro. A idade dos voluntários procurados vai dos 14 aos 29 anos.
  3. De 22 de julho a 21 de agosto de 2025, Vila Boa do Bispo, Marco de Canavezes: #VBBZero 2025, com várias atividades em diferentes datas ao longo deste período, do mapeamento de zonas ardidas ao restauro de trilhos, sinalização de acessos, caminhos e pontos de água, apoio a visitas e reflorestação. Os voluntários deverão ter entre 15 e 30 anos.
  4. De 1 a 29 de agosto de 2025, Alcofra, Vouzela: Valoriza o que é teu: vigilância da floresta em bicicleta e ações de sensibilização. Aceita voluntários dos 14 aos 30 anos.
  5. De 11 a 31 de agosto de 2025, Vidigueira: Vigilância fixa no posto de vigia de incêndios no Depósito de Alcaria da Serra. Procura voluntários dos 16 aos 30 anos.
  6. De 10 de setembro a 13 de outubro de 2025, Almada: Semear, colher e transformar!, com realização de plantações, cultivo, colheita e divulgação. Podem inscrever-se voluntários dos 14 aos 30 anos.
  7. De 15 a 30 de setembro de 2025, Constância: Raízes Renovadas: Renovação do Jardim de plantas aromáticas e medicinais do Parque Ambiental de Santa Margarida. Procura voluntários dos 16 aos 30 anos.
  8. De 6 a 24 de outubro de 2025, Sesimbra: Voluntariado Jovem no Parque Ecológico da Várzea, com múltiplas atividades de educação ambiental, propagação de espécies em viveiro, limpeza de caminhos e monitorização da fauna e flora. Podem participar voluntários dos 14 aos 30 anos.

As iniciativas são promovidas por diferentes instituições, desde Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias, a ONG – Organizações Não Governamentais e associações locais.

O regulamento que vigora no Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025 pode ser consultado no  Diário da República n.º 66/2023, Série II de 2023-04-03 e informações adicionais devem ser obtidas junto do Instituto Português da Juventude e Desporto.