Do Minho ao Algarve, há dezenas de iniciativas à procura de jovens voluntários para participar em atividades de proteção da natureza e floresta ou de sensibilização das populações para a necessidade de cuidar e preservar estes ecossistemas. O desafio é feito no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025.
Já começaram as atividades do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025, que desafia os jovens dos 14 aos 30 anos a ocupar as suas férias em iniciativas de sensibilização e intervenções relacionadas com os ecossistemas naturais e florestais.
As atividades são muito variadas, desde a distribuição de folhetos de sensibilização à manutenção e limpeza de parques de lazer e jardins, passando pela reflorestação e plantação, controlo de espécies invasoras, vigilância de incêndios, monitorização de espécies em risco e recuperação de rios e ribeiros.
Para participar, os interessados têm de se registar no site do Instituto Português da Juventude e Desporto (log in), entidade que promove este programa, e selecionar a atividade para que se voluntariam, tendo em atenção o local, a data de realização e a idade para participar.
As atividades disponíveis podem ser consultadas na mesma área onde os jovens efetuam a sua inscrição para o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025 e este procedimento deve ser efetuado até cinco dias antes do início anunciado para a atividade selecionada (ou no seu decorrer, caso ainda haja vagas por preencher). Os menores de idade necessitam de autorização dos pais.
Cada atividade tem uma duração mínima de 15 dias e o voluntariado realiza-se em cinco horas diárias, que podem decorrer todos os dias, sem pausas de fim-de-semana. Por cada dia de voluntariado, o jovem recebe um valor de 13 euros.