Projetos & Equipas

BiodivERsA ---

Consolidar o Espaço Europeu da Investigação sobre biodiversidade e serviços ecossistémicos

A biodiversidade é essencial para o fornecimento de serviços do ecossistema. É uma questão ambiental, mas também económica, política, energética e de segurança alimentar. A biodiversidade e os serviços do ecossistema podem ser a base para a resiliência das sociedades humanas face a um mundo em alteração.

A perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas comprometem a prestação sustentável de serviços e são grandes desafios científicos e sociais. Enfrentar este desafio e fornecer o apoio científico necessário às partes interessadas requer uma estrutura de investigação interdisciplinar coerente, com estratégias e programas coordenados a níveis nacional, regional e internacional, que são as escalas relevantes para muitas questões de biodiversidade.

 

Objetivos

– Melhorar a cobertura de investigação sobre biodiversidade na Europa em termos temáticos e geográficos – alargando a rede a novos países e territórios.
– Mapear a investigação e desenvolver e implementar uma rede estratégica partilhada entre os parceiros BiodivERsA.
– Cooperar com outras iniciativas e programas internacionais para promover a biodiversidade e serviços de ecossistema.
– Apoiar novas iniciativas de investigação.
– Trabalhar para alinhar os programas nacionais de investigação em biodiversidade e serviços de ecossistema.
– Fazer a interface entre sociedade e política e disseminar os resultados obtidos.

 

Equipa

Liderada pela FRB – Fondation française pour la Recherche sur la Biodiverisité (França), engloba 31 parceiros de 18 países. Portugal está representado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e FRC – Fundo Regional para a Ciência.

 

Mais informação sobre o programa BiodivERsA