Projetos & Equipas

Firestorm ---

A Meteorologia e o Comportamento de Tempestades de Fogo

As alterações climáticas criaram condições para a ocorrência de secas e ondas de calor mais frequentes, que facilitam a incidência de eventos extremos de fogo. A análise das ocorrências em Portugal ajudará a determinar as condições que os levaram a surgir e a produzir métodos para os prever, no espaço e no tempo, assim como para alertar antecipadamente as autoridades e populações.

 

Objetivos

– Aprofundar o conhecimento sobre o papel da meteorologia no comportamento extremo do fogo, para que possa ser incorporado em sistemas de decisão, transferido para as entidades operacionais e ajudar a salvar vidas.
– Melhorar a capacidade de modelar o comportamento dinâmico dos eventos extremos de fogo, com inclusão de novos dados em vertentes como fogos de copas, focos secundários, junção de incêndios e emissão e dispersão do fumo.
– Divulgar o trabalho científico e os resultados junto de uma audiência internacional e através de versões adaptadas a grupos especializados, como agentes operacionais, proprietários florestais ou crianças.

 

Equipa

ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, UA-Universidade de Aveiro, IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera

 

Website oficial Firestorm