Projetos & Equipas

GEOSUBER ---

Monitorização do Montado

Ao longo das últimas décadas, verificou-se a perda de vigor e declínio no montado de sobro em Portugal. Embora haja uma multiplicidade de fatores bióticos e abióticos responsáveis ou intervenientes no desequilíbrio do ecossistema, a ação humana na gestão dos povoamentos tem um papel determinante para inverter a situação.

A nova política de acesso aberto a imagens de satélite e o reduzido custo de operação dos sistemas aéreos não tripulados permitem dispor de informação rigorosa e fiável numa base mensal. Estas ferramentas permitirão monitorizar o montado, aferindo de forma atempada o seu desenvolvimento no que diz respeito, por exemplo, à perda de vitalidade e à identificação de situações de stress, possibilitando recomendações de gestão específicas e uma intervenção mais eficaz.

 

Objetivos

– Desenvolver plataforma on-line e aplicação móvel para monitorizar a vitalidade do montado;

– Estabelecer mapas de vigor e informação descritiva ao nível da propriedade florestal;

– Identificar zonas de perda de vitalidade para estabelecer recomendações de gestão à escala da propriedade, de forma a tentar inverter a tendência pela atuação preventiva;

– Inventariar anualmente as árvores mortas e produzir cartografia de apoio ao requerimento de corte de sobreiros através de plataforma web para alojamento e disponibilização da informação processada;

– Monitorizar a evolução do índice foliar do sobreiro e a sua relação com o início do período de descortiçamento.

 

Equipa

Liderado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, tem como parceiros associações e produtores florestais, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o ISA – Instituto Superior de Agronomia e a Systerra – Engenharia e Gestão.

Mais informação disponível na Rede Rural

 

Website oficial GEOSUBER