Projetos & Equipas

GO-Fitoglobulus ---

Prevenção, gestão e controlo de Gonipterus platensis, gorgulho do eucalipto

Em Portugal, o eucalipto sustenta uma fileira do sector florestal com relevância económica e social indiscutível. Contudo, enfrenta um conjunto de problemas de onde se destacam os ataques do gorgulho-do-eucalipto (Gonipterus platensis). Detetado pela primeira vez no nosso país em 1995, as perdas no volume comercial verificadas em povoamentos atacados pelo gorgulho-do-eucalipto atingem um valor médio de 51%. Em situações mais graves, as desfolhas intensas e consecutivas ao longo dos anos podem mesmo provocar a perda total da madeira utilizável. O agravamento da situação provocada pelo gorgulho-do-eucalipto obriga a dar continuidade a um conjunto de ações que visem dotar os produtores e gestores florestais de técnicas mais eficazes na prevenção e controlo desta praga, assim como a uma maior divulgação dos resultados já obtidos (reforçando o estabelecido na versão em vigor do Plano de Controlo publicado, em 2015, pelo ICNF).

 

Objetivos

– Diminuir os custos da aplicação de medidas de controlo e aumentar a sua eficácia relativamente aos métodos utilizados e previstos no Plano de Controlo.
– Diminuir os riscos relacionados com o uso do controlo químico, otimizando a sua utilização em articulação com formas de gestão de carácter preventivo.
– Adaptar as medidas a diferentes escalas de intervenção (proprietário individual/ grandes áreas).

 

Equipa

Liderada pela FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, conta com a participação de Universidades, Institutos e Associações.

 

Mais informação sobre o projeto GO-Fitoglobulus