Projetos & Equipas

HOMED ---

HOlistic Management of Emerging forest pests and Disease

As florestas cobrem cerca de 40% da área na Europa, fornecendo inúmeros bens e serviços, como a madeira e produtos lenhosos e outros serviços do ecossistema com valor ecológico, político, social e cultural. Nas últimas décadas, um número crescente de pragas e doenças introduzidos (PnPs) tem vindo a causar perdas nas florestas europeias. As maiorias desses PnPs eram inofensivos ou até desconhecidos na sua região de origem. As taxas exponenciais de introdução e estabelecimento de PnPs não-nativos na Europa estão ligadas ao aumento do comércio global.

 

Objetivos

– Melhorar o conhecimento das características das espécies e demográficas que impulsionam a emergência ou invasão de PnPs.
– Criar uma geração de modelos semi-mecanísticos para fornecer previsões quantitativas e especializadas sobre a introdução, estabelecimento e disseminação de PnPs.
– Desenvolver uma estrutura genérica para avaliação económica das opções de mitigação de riscos de PnPs.
– Melhorar o conhecimento sobre a regulação natural de PnPs invasores de árvores ou florestas, como seja o controle por inimigos naturais nativos.
– Identificar os principais critérios e fornecer referências para a seleção das melhores opções para erradicação, contenção e controle de PnPs emergentes ou invasivos.

 

Equipa

Liderada pelo INRAe – Institut National de Recherche pour L’agriculture, L’alimentation et L’environnement, conta com a participação de 20 entidades de diversos países, sendo representado em Portugal pelo ISA – Instituto Superior de Agronomia.

 

Website oficial HOMED