Projetos & Equipas

LIFE STOP Cortaderia ---

Urgent measures for controlling the spread of Pampa Grass (Cortaderia selloana) in Atlantic area

A erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma planta invasora muito agressiva e com grande proliferação em áreas naturais e perturbadas pelo Homem, que invadiu o corredor costeiro, desde o centro/norte do litoral português até ao sul de França. A disseminação da erva-das-pampas tem sido acelerada pela expansão de zonas suburbanas e industriais e tem vindo a degradar habitats naturais e a restringir o uso público de áreas costeiras.

 

Objetivos

– Gerir a erva-das-pampas ao longo do Arco do Atlântico, com intervenções de controlo no terreno, programadas para as regiões costeiras da Rede Natura 2000 na Cantábria.
– Quantificar a distribuição da espécie na Cantábria e norte de Portugal, usando técnicas de deteção remota.
– Testar novas metodologias de controlo que possam ser replicadas noutros locais.
– Criar uma rede de alerta precoce e resposta rápida para detetar novos focos de invasão ao longo do Arco Atlântico e uma campanha de comunicação.
– Criar ações de sensibilização da população para dar o conhecer os efeitos nocivos da erva-das-pampas na biodiversidade e as medidas a tomar para evitar a sua expansão.
– Criar um grupo de trabalho, representativo de todo o Arco Atlântico, para partilha de experiências e disseminação de metodologias e materiais.
– Produzir um Manual de boas práticas em Português, Espanhol, Inglês e Francês para distribuir em várias instituições.
– Treinar 300 trabalhadores de diferentes instituições na Cantábria e Portugal nos métodos mais eficazes de prevenção, controlo e erradicação.

 

Equipa

Asociación AMICA, Asociación Cántabra en favor de las Personas con Discapacidad intelectual, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, SEO/BirdLife – Sociedad Española de Ornitología, Patronato Municipal de Educación SERCA CEE.

 

Website oficial LIFE STOP Cortaderia