Projeto Ação de Reflorestação e Combate à Desertificação de Moreirolas
A desertificação tem vindo a aumentar em Portugal e considera-se que 58% do território continental é suscetível a este fenómeno, sobretudo nas áreas do sul e do interior centro e norte. Acresce que a previsões relativas às alterações climáticas e ao despovoamento tornam expectável um aumento dos riscos de desertificação. Estes são riscos considerados pelo projeto React More, que vai proceder a uma ação local de reflorestação para contrariar a desertificação.
O reconhecimento deste problema pela comunidade internacional com evidentes implicações sociais, económicas e ambientais, resultou no estabelecimento de recomendações e compromissos para o cumprimento de metas que apoiem a mitigação deste risco.
Objetivos:
– Reconverter uma área degradada com 290 hectares, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, numa floresta mais resiliente.
– Aproveitar espécies arbóreas e arbustivas autóctones, bem-adaptadas às condições edafoclimáticas da região, que favoreçam o aumento de biodiversidade, valorizem o território e contribuam para uma maior eficiência na regulação do regime hídrico.
Equipa
Parceria entre a Florestgal, S.A., o Laboratório Colaborativo ForestWISE e a APATA – Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais