Projetos & Equipas

VALORCAST ---

Valorização da castanha e otimização da sua comercialização

Portugal é um dos principais produtores europeus e mundiais de castanha com cerca de 45 mil toneladas por ano (segundo estimativas da RefCast – Associação Portuguesa da Castanha). A percentagem de castanhas com bichado tem aumentado, criando um problema aos operadores de mercado. Acrescem ainda outras preocupações, como o aparecimento de podridões e a perda de água das castanhas, que retiram qualidade e capacidade de conservação do fruto. Estima-se ainda que ao longo da cadeia entre o souto e a saída da castanha para o comércio, seja perdida cerca de 40 a 50% da castanha, principalmente devido a problemas de bichado, podridões, perda de peso e tamanho.

O consumo de castanha em Portugal é sazonal, contudo, é possível conservar castanha em fresco durante cerca de 6-8 meses, o que poderá permitir o alargamento da janela de consumo. Além disso, a existência de excedentes em alguns anos e de frutos de pequeno calibre, leva à necessidade de encontrar alternativas de transformação em produtos que possam entrar noutros circuitos de valor.

 

Objetivos

– Melhorar o processo de colheita mecânica da castanha;

– Melhorar a preservação da qualidade da castanha entre a colheita e o consumidor;

– Promover outras formas de apresentação da castanha para o consumo em espécie, nomeadamente na forma de farinha, permitindo o aparecimento em maior escala no mercado de produtos transformados, como é o caso do pão, das bolachas, da cerveja, etc., e também a criação de novos produtos inovadores, como a castanha liofilizada e/ou a castanha macia com e sem salicórnia (sal verde).

 

Equipa

Refcast – Associação Portuguesa da Castanha, UP – Universidade do Porto, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Viseu, Aguiar Floresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, Geosil – Empreendimentos Agrosilvicolas, ARATM – Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro, Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica, Agromontenegro e Sortegel – Produtos Congelados.

 

Website oficial ValorCast