Academia

Vídeo

“A floresta que temos e a floresta que queremos”, por Teresa Soares David

O sector florestal é estratégico para a economia nacional. Importa conciliar interesses e caminhar para uma floresta sustentável do ponto de vista socioeconómico e ambiental, reconhecida pelo seu capital natural e onde o risco de investimento seja reduzido.

A floresta portuguesa teve um aumento muito significativo durante o século XX e ocupa hoje uma percentagem de território acima da média europeia. Urge promover a sua gestão responsável, ativa e agrupada para que possa contribuir para a fixação de mais pessoas nos meios rurais e apoiar uma bioeconomia circular e de baixo carbono.

Sobre o Formador

Teresa Soares David é Engenheira Silvicultora, Mestre em Produção Vegetal e Doutorada em Engenharia Florestal pelo ISA – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.

É investigadora do INIAV I.P. – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, onde é responsável pela área de Sistemas Florestais. Em paralelo é membro do Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA, Universidade de Lisboa, e integra a equipa de coordenação do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça.

Especializada em Ecofisiologia e Ecohidrologia Florestal, publicou 55 artigos em revistas especializadas, assim como sete capítulos de livros e dois livros.