Estamos a implementar um conjunto de iniciativas ambientais destinadas a enfrentar os desafios ecológicos mais prementes. Os nossos esforços de reflorestação e gestão sustentável dos recursos naturais têm como objetivo não apenas capturar e armazenar CO₂, mas também mitigar os riscos associados a incêndios florestais e à erosão dos solos. Ao envolver ativamente as comunidades locais em projetos de gestão florestal, como por exemplo na plantação de árvores, procuramos fomentar a sensibilização ambiental e promover uma educação ecológica transformadora.
Na área da gestão da água, estamos a trabalhar para melhorar os habitats ripícolas (em torno de rios e lagos), assegurando a preservação de ecossistemas vitais. Paralelamente, estamos a reintroduzir nos rios espécies de peixes anteriormente extintas, em colaboração com as autoridades ambientais, contribuindo para a biodiversidade e saúde dos habitats aquáticos. Além disso, planeamos conduzir campanhas de sensibilização para incentivar o uso responsável da água.
Os nossos esforços de conservação do solo, desenvolvidos em parceria com associações locais, incluem a introdução de plantações que promovem a polinização e a biodiversidade. Utilizamos ferramentas artesanais e técnicas sustentáveis para otimizar as condições do solo, monitorizando cuidadosamente os progressos para melhorar a qualidade e a produtividade das culturas.
Adicionalmente, estamos a avançar com serviços recreativos através de dois projetos inovadores. O primeiro é uma iniciativa na área agrofotovoltaica, que integra a produção de energia renovável com a conservação da biodiversidade (em fase de estudo em inícios de 2025). O segundo centra-se na criação de microrreservas, preservando as paisagens e os valores naturais junto ao rio Tejo. Com estes projetos, pretendemos demonstrar o equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental e o crescimento económico local, promovendo uma relação harmoniosa entre a natureza e o desenvolvimento comunitário.
O objetivo do programa Nature for Tomorrow não é reconstituir um ecossistema histórico-natural, mas sim otimizar as dinâmicas do ecossistema que atualmente existe nesse ambiente. Através do N4T, conseguimos proteger e promover a biodiversidade, garantindo, assim, a resiliência dos nossos ativos ao investir num futuro sustentável, verde e livre de carbono.