Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Penela e Miranda do Corvo. São estes os seis municípios abrangidos pela Serra da Lousã que, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal: a Cordilheira Central.
Na extremidade sudoeste desta cordilheira, a Serra da Lousã distingue-se pelas características únicas em termos de riqueza natural e biodiversidade, o que justifica a sua inclusão na Rede Natura 2000, a rede europeia que tem por missão assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa. No total, falamos de mais de 15,1 mil hectares nas zonas mais elevadas daqueles seis concelhos, incluindo os cumes aplanados da Serra da Lousã, a formação quartzítica dos Penedos de Góis (o ponto mais alto, com 1048 metros) e a Mata do Sobral, a norte, na Serra de Sacões.
A Serra da Lousã inclui-se, ainda, na Reserva Ecológica Nacional, um estatuto de proteção especial atribuído a áreas de especial valor ecológico ou particular vulnerabilidade a riscos naturais.
Não é, portanto, por acaso, que esta é uma região com características que convidam ao turismo de Natureza. Foi com isso mesmo em mente que preparámos este roteiro, para o ajudar a descobrir alguns dos locais mais emblemáticos da serra, explorando-a a partir da Lousã.