A Estratégia da União Europeia “Florestas 2030” estabeleceu, entre as suas metas, a plantação adicional de 3 mil milhões de árvores até 2030 nos Estados-membros. Sendo novembro um mês em que decorrem várias iniciativas de plantação em Portugal – muitas delas a assinalar o Dia da Floresta Autóctone – estas árvores podem contribuir para o objetivo europeu. Saiba como.
O Dia da Floresta Autóctone assinala-se a 23 de novembro. A efeméride serve, sobretudo, para sensibilizar e incentivar o plantio de novas árvores durante o outono e o início de inverno, época em que as condições climatéricas portuguesas são mais propícias para a sementeira ou a plantação. E muitas destas árvores que vão sendo plantadas por municípios, escolas, associações e iniciativas de ciência cidadã podem contar para a meta europeia de plantar 3 mil milhões de árvores até 2030.
O objetivo de plantar “3 mil milhões de árvores adicionais em 2030” foi dado a conhecer em julho de 2021, no âmbito da Estratégia da Comissão Europeia para as Florestas que, entre outros objetivos, pretende contrariar “a atual tendência de declínio do aumento líquido da superfície florestal”, aumentar a cobertura florestal na União Europeia (EU) e a sua capacidade de sumidouro e reservatório de carbono.
Vários meses depois, a Comissão Europeia criou suportes que convidam à participação pública, incluindo a aplicação MapMyTree, que regista as árvores plantadas e permite também acompanhar a sua evolução e locais de plantação. É aqui que Organizações Não Governamentais (ONG), associações e até cidadãos individuais podem registar as árvores que plantam.
Até ao início de novembro de 2023, mais de 12,5 milhões de árvores tinham sido plantadas e registadas na aplicação. A nível europeu, 37 organizações estavam registadas. Em Portugal, existem quatro organizações envolvidas na iniciativa:
- Duas a atuar em exclusivo em Portugal – a ACHLI – Associação de conservação do Habitat do Lobo Ibérico e o Laboratório da Paisagem;
- Outras duas presentes em Portugal e noutros países da União Europeia – a Land Life e a Life Terra Foundation.